Fim de ano é sempre um bom momento para refletir sobre tudo que passou nos últimos meses. E, por aqui, as retrospectivas de melhores do ano já são uma tradição. Então, vamos direto ao assunto: chegou a hora da nossa lista das 10 melhores séries baseadas em HQs de 2022!
Contudo, antes de elencar nosso top 10, vale a pena refletir em como essa lista tem se modificado ao longo dos anos. Se no começo tínhamos uma enxurrada de adaptações da DC do canal The CW e uma saudosa parceria entre a Marvel e a Netflix, agora os melhores do ano rumam novos horizontes. Por exemplo, temos uma atração nacional, uma original da HBO Max e a caprichada versão do Prime Video para a obra de Brian K. Vaughan.
Na contramão disso, não pareceu justo posicionar títulos do extinto Arrowverse (como Batwoman, The Flash e Legends of Tomorrow) nem algumas obras do Disney+. Mas, como menções honrosas, podemos citar Superman & Lois, The Boys Presents: Diabolical e O Menino Maluquinho, que foram consideradas para essa lista.
Agora, sem mais delongas, as 10 melhores séries baseadas em HQs de 2022:
10 – Cavaleiro da Lua
Muito graças a Oscar Isaac, que encarnou com maestria as diversas personalidades do protagonista, a série da Marvel Studios cativou mesmo sem oferecer uma narrativa primorosa – como possibilita a mitologia em torno do Cavaleiro da Lua. Além de cenas de partir o coração (foram semanas em clima de “A Man Without Love“), destaque também para Ethan Hawke no papel do vilão Arthur Harrow e May Calamawy como a heroína Layla El-Faouly. Leia o review!
9 – Locke & Key
A adaptação da obra de Joe Hill ganhou tons mais emotivos em sua despedida na Netflix. Entre o crescimento dos três irmãos Locke e seu confronto com ecos e demônios, o seriado soube concluir sua história amarrando todas as pontas e, assim, deixando satisfeito seu público cativo. No entanto, ficaremos com saudades da busca pelas misteriosas chaves mágicas. Saiba mais sobre a saga!
8 – Paper Girls
Parece Stranger Things, mas não é! Mas isso não apaga o brilhantismo da série. Com clima oitentista, o programa inspirado nos quadrinhos de Brian K. Vaughan coloca quatro protagonistas femininas fortes diante de uma mistureba de clichês do universo nerd – e isso é tudo que poderíamos pedir! A trilha sonora característica da época somada à atmosfera de conspiração e viagens no tempo faz render a maratona. Leia o review!
7 – The Umbrella Academy
Por aqui, nada de novo: só mais um fim do mundo na vida da Umbrella Academy. Tendo seu final confirmado para a temporada seguinte, a adaptação da obra de Gerard Way tratou de botar seus personagens principais em uma realidade alternativa, em que a Sparrow Academy tomou seu lugar. O paradoxo temporal desencadeia um irrefreável apocalipse que faz cada herói refletir sobre sua jornada e aspirações. Confira nosso veredito!
6 – Turma da Mônica: A Série
Exclusiva do Globoplay, a série manteve o elenco dos filmes “Laços” e “Lições“, expandindo o número de personagens na tela e entregando uma narrativa de investigação bastante divertida. Sob o comando de Daniel Rezende, a produção merece elogios por saber trabalhar a chegada da adolescência para seus protagonistas, o que inclui novos dramas e prioridades. Confira nossas primeiras impressões!
5 – Heartstopper
O que dizer da adaptação da Netflix para os quadrinhos de Alice Oseman? A forma como os adolescentes Charlie e Nick exploram a amizade e o amor é capaz de emocionar qualquer pessoa. Além disso, o seriado incorpora bem as relações online como parte do enredo e debate sobre a inclusão do público LGBTQIA+ em ambientes como a escola. Uma obra jovem, apaixonante e necessária.
4 – The Boys
Sem pudores, a 3ª temporada armou uma treta entre o Homelander com um rival muito digno, o Soldier Boy. O confronto de alfas e a saga de Butcher para conseguir sua revanche deram o tom deste ano. E o que podemos falar sobre o Herogasm? Leia o review!
3 – Wandinha
A Família Addams voltou com tudo, Tim Burton voltou com tudo! Chegando no fim do ano à Netflix, a série apostou numa dinâmica bem semelhante de “Harry Potter“, com conspirações entre monstros no ambiente de uma escola sobrenatural. Com trato de cinema e atuação ótima de Jenna Ortega, foi uma surpresa bem-vinda! Saiba mais!
2 – Sandman
Podemos dizer que 2022 foi o ano dos góticos. Depois de Batman e antes de Wandinha, Sandman foi sucesso absoluto na Netflix. Apesar de um serviço complexo, adaptar as criações de Neil Gaiman foi um dos maiores êxitos do streaming. O título conseguiu agradar aos fãs dos gibis, bem como atrair novos leitores para um dos principais clássicos dos quadrinhos. Confira o review!
1 – Pacificador
Um tema de abertura marcante e humor de quinta série fizeram o programa estrelado por John Cena conquistar semana após semana. Hoje em dia, ninguém sabe qual vai ser o futuro do Pacificador. Mas o tanto que rimos com a produção de James Gunn e a interpretação de Freddie Stroma como Vigilante não é brincadeira. Ou é! Fique com o review!