Encanto: filme irá celebrar maravilhas culturais da Colômbia

Encanto: filme irá celebrar maravilhas culturais da Colômbia

Nova animação da Walt Disney, Encanto estreia em 25 de novembro nos cinemas brasileiros, abordando e se aprofundando na cultura colombiana. Em preparativo para a chegada do filme, participamos de um bate-papo com a designer de produção Lorelay Bové, o executivo de criação sênior Juan Pablo Reyes Lancaster Jones e as consultoras culturais Alejandra Espinosa Uribe e Edna Liliana Valencia Murillo, responsáveis por dar vida e forma à produção.

Contando a história dos Madrigal, uma família extraordinária que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica conhecida como Encanto, o título tem como protagonista Mirabel (Stephanie Beatriz, de Brooklyn Nine-Nine), uma jovem de 15 anos que luta para encontrar seu lugar. A direção e o roteiro são assinados pelo trio Jared Bush (Zootopia), Byron Howard (Bolt: Supercão) e Charise Castro Smith (A Maldição da Residência Hill).

De acordo com Uribe, a trama trará muito do que chama de “realismo mágico” como motivador de seus principais acontecimentos. Porém, a magia do longa animado estará em toda a composição de seus personagens e ambientes. Dessa maneira, Murillo afirmou que a cultura, a música e a gastronomia estarão marcadas em cada cena. Para isso, tanto a equipe de produção como o elenco viajaram à Colômbia para uma total imersão nas tradições locais.

Quando questionado sobre o motivo da Colômbia ter sido escolhida como cenário, Jones não hesitou. “A razão por que escolhemos Colômbia é por ser um país muito diverso, pela oportunidade de apresentar a colônia afro da América Latina, além da biodiversidade do país”, declarou. A atenção pela história nacional promete ser tamanha que muito da chamada “Colômbia rural” será retratada, uma vez que é citada por estar “no coração da história do país”.

Bové deu mais detalhes sobre a criação da atmosfera de Encanto. “Desde o princípio a equipe de arte trabalhou com os diretores, partindo do nada. Pouco a pouco fomos construindo juntos, recebendo todo o apoio das consultoras culturais e dando autenticidade para a animação”, afirmou. O trabalho em conjunto conseguiu exibir representações das raízes afro, indígena e espanhola, isto é, um eixo que engloba muito das manifestações culturais dessa região.

Segundo Murillo, houve um cuidado da produção em fugir de estereótipos – algo que costuma acontecer em aventuras hollywoodianas situadas na América do Sul –, valorizando os costumes e a arquitetura colombianas sem dar espaço para a violência e criminalidade vistas nos noticiários atuais. “A Colômbia é um país maravilhoso! E Encanto é uma mensagem positiva sobre um país estereotipado negativamente, em que o público poderá aprender sobre história, sobre cultura”, exclamou.

Como resultados imediatos, a equipe de produção já recebeu agradecimentos dos fãs que estão reconhecendo a si mesmos e traços de familiares nos trailers de 60ª animação da Disney. Expectativas altas, não?!

 

Next Post

Ghostbusters: Mais Além é chamado à nostalgia e nerdice

Parece que revitalizar a franquia “Caça-Fantasmas” tem sido sonho da Sony Pictures. Lembrando que alguns anos atrás a empresa lançou uma versão com elenco feminimo encabeçado por Melissa McCarthy. Com Ghostbusters: Mais Além (Ghostbusters: Afterlife, EUA/Canadá, 2021), podemos dizer que esse desejo irá se tornar realidade. Afinal, o novo longa […]
Ghostbusters: Mais Além é chamado à nostalgia e nerdice