Música: entre brasilidades, ritmos e amores

Música: entre brasilidades, ritmos e amores
Prime Video

Que as estantes dos streamings estão cheias de comédias românticas – quase todas iguais – todo mundo já sabe. Para o bem ou para o mal, já sabemos que, ao dar play em uma comédia romântica, veremos os dois protagonistas se conhecendo, se apaixonando, brigando e, por fim, ficando juntos.  Mas a percepção muda quando, mesmo com tantos clichês, o roteiro se prova disposto a inovar: e esse é o caso de Música, novo longa do Prime Video.

O filme é escrito, dirigido e estrelado por Rudy Mancuso, além de também ser baseado na vida do ator. Ambientado em Nova York, Música conta a história de Rudy, um jovem aspirante a artista com sinestesia – fenômeno neurológico que provoca a percepção de vários sentidos ao mesmo tempo – que deve lidar com um futuro incerto e as pressões do amor, da família e de sua cultura brasileira em Newark, Nova Jersey.

Dentre as principais execuções que encantam por trazer algo novo, está a sinestesia do protagonista. Muito além de um musical qualquer em que as pessoas começam a cantar sem motivo algum, todos os sons ao redor são percebidos pelo protagonista, que os une em sua mente como um grande ritmo musical.

As músicas, portanto, fazem parte da história ao darem vida à sinestesia de Rudy, que vê ritmos vibrantes em tudo: desde talheres numa mesa de jantar, até trabalhadores tirando o lixo. Mesmo sem canto, as melodias criadas pelos barulhos mundanos do dia a dia toram toda a experiência do longa-metragem única e, ao mesmo tempo, cativante.

Além disso, outro ponto bastante positivo de Música, que torna o título um tanto único, é ver as brasilidades presentes no cotidiano do protagonista, desde as ações de sua mãe superprotetora, até os diálogos que misturam português e inglês de forma bastante realística e natural. Muitos filmes trazem histórias de imigrantes nos Estados Unidos, mas acompanhar a história de um jovem imigrante brasileiro é bastante bem-vindo.

O elenco também surpreende com atuações bem elaboradas, mesmo com personagens não tão profundos quanto poderiam ser – com exceção do protagonista. Ainda assim, Camila Mendes sabe trazer bastante carisma para sua personagem, fazendo com o público se identifique e torça por ela.

A comédia também não deixa a desejar, com o fantoche de Rudy sendo o principal alívio cômico da trama. Sempre que tem alguma decisão a tomar, o protagonista dialoga com seu fantoche, como se fosse um grande amigo confidente, que traz consigo diversos comentários que tornam o filme ainda mais divertido.

Desta forma, Música sabe inovar em sua composição, entregando um produto final que, mesmo se baseando em clichês, sabe ser bastante cativante e criativo. Encanta seus espectadores com ritmos vibrantes e melodias que fascinam, dando razão ao título que tem.   

Next Post

Invincible: Guarding The Globe junta fãs a heróis

Invincible: Guarding The Globe é a proposta da Ubisoft para levar os fãs da série para o mundo dos jogos. O RPG da equipe global do universo de Invencível conta com ação, combates e gerenciamento de heróis e vilões. Jogabilidade O jogo possui os principais aspectos de RPG. Você começa […]
Invincible: Guarding The Globe é alternativa para fãs da série