Apresentada em live-action no filme Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022), Riri Williams tem sido preparada para assumir protagonismo nas próximas fases do MCU. Com um série própria programada para estrear em junho de 2025, a personagem é a estrela do quinto episódio da 3ª temporada de What If…?, lançado hoje (26) no Disney+.
Em “E se… A Emergência destruísse a Terra?“, a jovem é apresentada em uma realidade em que o Celestial Tiamut despertou antes da união dos Eternos – evento que terminou diferente no longa de 2021. Além disso, o capítulo conta também com um final alternativo para Homem-Aranha: Longe de Casa (2019), uma vez que, aqui, Mystério assumiu a tecnologia de Tony Stark.
Aliança contra a Federação de Ferro
Neste universo, o engenheiro e ilusionista Quentin Beck se tornou um tirano que governa uma Terra fraturada pela ascensão de Tiamut. Com os heróis caídos, o alter ego de Mystério impõe seu reinado com exércitos de armaduras das Indústrias Stark.
Como seu “capitão”, Beck conta com nada menos que o Visão Branco (resultado de WandaVision, na linha do tempo principal).
Diante desse cenário opressor, poucos ainda lutam para libertar o planeta. Riri Williams está entre os poucos corajosos que desafiam o vilão, mas logo recebe a ajuda da Aliança formada por Valquíria, Wong e Ying Nan (introduzida em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, de 2021).
Resistência e rebeldia
A narrativa feita por Uatu, o Vigia tem um tom pessimista quase até o fim, com o observador que Riri não conseguiu evitar um fim trágico em outras realidades. Entretanto, a versão da heroína que conhecemos vai seguindo seu curso canônico, tentando resistir e criar soluções para derrotar o antagonista e seu batalhão de máquinas e hologramas.
O desenrolar da história, por sua vez, nada contra a maré e revela um novo nível de poder para a Coração de Ferro. Por fim, o episódio coloca What If…? num arco linear que vai reverberar na temporada.