Rio2C: painel celebra carreira de Fernando Meirelles

Rio2C: painel celebra carreira de Fernando Meirelles

Sexta-feira (14), o quarto dia de Rio2C, trouxe um painel com o diretor Fernando Meirelles e com o produtor Niv Fichman (amigo de longa data do cineasta brasileiro). A dupla trabalhou junto em alguns títulos como a adaptação cinematográfica Ensaio Sobre a Cegueira e no vindoura série Sympathizer, da A24 e HBO, protagonizada por Robert Downey Jr. (Vingadores: Ultimato) e Sandra Oh (Killing Eve).

Em uma conversa bem-humorada, eles abriram bastidores de seus projetos e responderam perguntas do público. Meirelles contou que tem 9 projetos em finalização e que pretende dirigir mais e produzir menos nos próximos anos. A experiência como diretor convidado de algumas produções o incentivou a se preocupar apenas com a direção, sua função favorita e primordial no processo de produção cinematográfico. “Estou em uma fase de ‘joga na mão que eu faço”, brincou.

O canadense revelou ter cedido sem custo os direitos para Meirelles dirigir a versão brasileira da série ‘Slings and Arrows‘, que foi batizada de Som e Fúria por aqui. Meirelles também disse que, antes da amizade, havia uma competição entre ele e Niv: “Tentei comprar os direitos de ‘Ensaio Sobre a Cegueira’, mas o [José] Saramago disse ‘não’. O Niv também tentou e ouviu ‘não’ várias vezes, até que ele pegou um voo para Portugal e convenceu Saramango”.

Encontro com Scorsese

O brasileiro ainda relembrou um encontro com o cineasta Martin Scorsese (O Irlandês). No encontro promovido pela revista Variety, Scorsese teria dito que se deu conta da idade e que começou a aceitar projetos que não teria aceito mais novo, que queria realizar o maior número de projetos que pudesse.

Série com Colin Farrell

Meirelles deu detalhes sobre a série Sugar, com previsão de estreia na AppleTV+ para agosto de 2023, com o ator Colin Farrell (The Batman) onde assinou a direção de 4 episódios. Em Sugar, foi a primeira vez que ele diz ter se sentido aliviado ao se preocupar apenas com a direção: “Ainda estou com nove projetos em produção e que vou terminar, claro, mas depois deles, não quero mais. Minha meta é só dirigir. Me mandem roteiros, que vou lá e filmo. Estou nessa onda no momento”.

The Symphatizer na HBO

Após a exibição do primeiro trailer da série, o diretor e o produtor comentaram sobre as filmagens realizadas na Tailândia e a relação com Downey Jr. para encontrar o melhor tom de seu personagem. A direção principal ficou nas mãos do sul-coreano Park Chan-woo, que dirigiu o episódio piloto e fez a condução da série. Meirelles dirigiu 3 dos 6 episódios. Meirelles ainda revelou como aceitou a proposta para assinar a direção da série.

“Por isso mesmo que aceitei a proposta dele [Niv, para dirigir Sympathizer] sentado numa mesa tomando uma Coca-Cola. Fazer o meu ofício bem feito já me deixa feliz, acho que é porque estou velho”, descontraiu.

Série de Cidade de Deus

Depois do painel, participamos da coletiva de imprensa onde Meirelles atualizou o status da produção da série de Cidade de Deus. O cineasta afirmou que a obra tem a intenção de ser concluída em 3 temporadas, com o começo de suas filmagens em São Paulo no segundo semestre deste ano. Quando perguntado do seu envolvimento na produção, Meirelles afirmou que não dirigirá nenhum episódio e que atuará apenas como produtor.

Next Post

Rio2C: painel reforça papel da dublagem nos games

O Rio2C trouxe mais uma vez um excelente conteúdo de temas relevantes da indústria criativa, reunindo grandes nomes do mercado em painéis para diversos públicos – inclusive a galera gamer! O mercado brasileiro de consumo de jogos digitais é um dos maiores do mundo, com um público exigente de uma […]
Dublagem de jogos Rio2C