O Rio2C trouxe mais uma vez um excelente conteúdo de temas relevantes da indústria criativa, reunindo grandes nomes do mercado em painéis para diversos públicos – inclusive a galera gamer!
O mercado brasileiro de consumo de jogos digitais é um dos maiores do mundo, com um público exigente de uma dublagem de alto nível. Diante desse tema, Joca Rocha (A Lenda do Herói) e Fred Mascarenhas (Horizon Forbidden West, Hogwarts Legacy, MultiVersus) entregaram muito conteúdo sobre a importância da dublagem, desenvolvimento da narrativa dos games e os desafios para criar algo que seja bem aceito entre jogadores.
Vozes da experiência
“A narrativa, muito mais do que a lore de um game, funciona como um fio condutor. É preciso ter muito cuidado com o impacto que ela vai causar no universo do jogo – e certamente ela irá causar algum impacto”, explica Joca, sobre a importância de saber conduzir a narrativa de um game, principalmente quando ele faz parte de um universo que já começou a ser construído anteriormente.
Mascarenhas, com sua experiência de dublagem e direção de voz, esclareceu pontos importantes para se alcançar um alto nível de qualidade ao final do processo localização de um game. “Eu preciso conhecer o personagem, saber as características físicas dele, porque tudo isso influencia no ambiente em que ele está. Para dar voz e saber a inflexão certa para uma expressão, eu preciso até mesmo saber como ele se movimenta”, acrescentou enquanto demonstrava os desafios enfrentados diante de uma direção de voz.
Totalmente BR
Os palestrantes ainda falaram sobre o processo de narrativa, campanha e seleção de dubladores para “Enigma do Medo”, que se tornou um dos maiores cases em jogos independentes dublados e produzidos no Brasil e chegará com vozes de grandes nomes da dublagem brasileira, como Guilherme Briggs, Marco Ribeiro, Wendel Bezerra, entre outros.
Confira o trailer final de Enigma do Medo, recheado de vozes nostálgicas que acompanhamos desde a infância.