Rio2C: Twitch apoia creators rumo a futuro do streaming

Miguel Felipe
Twitch Rio2C

O streaming é o futuro da comunicação, e a Twitch está pronta para fazer isso acontecer. Hoje (16) tivemos um painel no Rio2C, com a participação da Anadege Freitas, diretora de conteúdo e parcerias da Twitch, em um workshop. Foi oportunidade para sabermos mais sobre como ser um streamer de sucesso, em uma apresentação que explorou tópicos como criação de conteúdo, formação de comunidade, collabs e ferramentas que auxiliam no crescimento de um canal.

No nicho geek, os streamers são conhecidos por suas lives de games, reviews, reacts e todo esse conteúdo massivamente consumido. No entanto, os creators encaram vários desafios para brilhar apostando nessa carreira. Pensando nisso, a plataforma Twitch procura oferecer cada vez mais recursos e inovações para facilitar o gerenciamento de um canal, bem como para fazer com que ele cresça e tenha a oportunidades de sucesso.

Anadege Freitas

Na palestra voltada para à área gamer, Anadege explicou sobre as principais vantagens que a Twitch fornece para alavancar tanto um streamer que produz conteúdo há mais tempo, quanto os novos canais que vão surgindo.

Também tivemos a oportunidade de conversar com a diretora da Twitch e ela nos trouxe mais informações sobre o streaming.

Confira a entrevista completa com Anadege Freitas:

BN: A Twitch é uma plataforma altamente acessada pela geração Z, que é muito exigente de qualidade no consumo de conteúdo de streaming. Qual é o maior desafio para conquistar essa galera?

AF: De fato, mais de 80% da nossa audiência é millenial e gen Z, que é super exigente e está em busca de algo que não é encontrado em outros lugares, apenas na Twitch. Que é uma experiência completamente nova, e por isso a Twitch é a líder de mercado em quantidade de horas assistidas. A questão está em manter a comunidade super ativa e engajada com os streamers que utilizam nosso serviço. Muito além de um desafio, nós vemos como missão ajudar os streamers e nossos parceiros a sentirem empoderados e criarem conteúdos de grande significância e relevância. Nossa maior preocupação é em oferecer a melhor experiência para esses criadores, com ferramentas e recursos, mas também permitir que eles se conectem com as suas comunidades e conquistem o seu público.

BN: A Twitch começou com o foco em games e acabou expandindo bastante para várias outras áreas de conteúdo. Como foi a recepção da Twitch para essa diversidade de conteúdo? Vocês já estavam preparados ou isso foi um elemento surpresa?

AF: Não foi uma surpresa, pelo fato de como o nosso serviço permite e traz diversas possibilidades, desde que seja um conteúdo de fácil acesso, repetitivo e tenha capacidade de interação. A gente sempre viu oportunidades e possibilidades para esses conteúdos, e o grande segredo é quando um streamer consegue construir sua comunidade, mesmo em assuntos diferentes. A nossa única surpresa é saber qual será o próximo grande streamer que teremos.

BN: Além da comunidade, que é o maior destaque da Twitch fazendo os viewers interagirem com os streamers e quererem conquistar seu espaço ali dentro, a Twitch tem alguma outra ferramenta para os streamers que a destaca das demais plataformas?

AF: Eu acredito que as ferramentas de monetização, porque elas estão conectadas diretamente com a interatividade da própria comunidade. Então as ferramentas do nosso serviço trazem oportunidades para o streamer pensar de forma criativa e explorar diversos conteúdos diferentes. Eu vejo que não é somente sobre o chat, mas também outras possibilidades para o streamer criar e personalizar momentos únicos com o seu público. São tantas opções que muitas vezes quem está fazendo o streaming nem conhece todas elas.

BN: A chegada do streaming é uma liberdade diante da grade fixa de transmissão, conhecida no formato oferecido pelas emissoras de TV. A Twitch já enfrentou algum desafio de expansão dos seus serviços ou de conquistar o público?

AF: Não, pelo contrário. Até porque a experiência que a gente oferece na Twitch é totalmente diferente. O valor de proposta da Twitch não é que o público apenas assista ou consuma o conteúdo, mas que ele também faça parte do próprio conteúdo. Então por isso nós acreditamos que a Twitch é o futuro do entretenimento e as novas gerações abraçaram isso, se sentindo como se realmente fosse a casa delas, e os streamers também. Nossa proposta está sendo cada vez mais aceita e estamos em constante expansão dos nossos serviços.

Vem mais Twitch por aí

Ao final da entrevista, Anadege também confirmou a pretensão de participação da Twitch em mais eventos e que a equipe está dedicada na interação e proximidade com o público, ainda declarando que “os streamers são o coração da Twitch”. “Sem eles, a Twitch não existiria. Então nós estamos aqui para ajudar e empoderar esses criadores de conteúdo”, afirmou.

Next Post

Måneskin confirma shows no Brasil em 2023

A banda italiana Måneskin, acaba de anunciar a nova turnê, que vai começar em setembro, do novo álbum “Rush“. O RUSH! World Tour vai percorrer a América do Norte, América do Sul, Japão, Europa, Grã-Bretanha e Austrália, passando pelo Rio de Janeiro, em 1º de novembro, no Qualistage, e São Paulo, […]
Måneskin confirma shows no Brasil em 2023