Ele se veste de vermelho, passa o filme coberto de sangue e tem como missão resgatar a magia do Natal. Pode dizer, você pensou no Deadpool. Mas, bem, estamos falando do Papai Noel de Noite Infeliz (Violent Night, EUA, 2022), assinado pela 87North, produtora de David Leitch (Deadpool 2). Para completar, o ator David Harbour (conhecido como Hopper em Stranger Things) volta a interpretar um personagem rubro e mal-humorado – depois de Hellboy (2019).
Já em cartaz nos cinemas, o longa é dirigido por Tommy Wirkola (Onde Está a Segunda?) e narra uma divertida aventura protagonizada pelo Papai Noel (Harbour) – não daquele tipo visto nos shoppings, mas, sim, o verdadeiro bom velhinho. Acontece que esta é uma versão beberrona e desiludida sobre sua função, acreditando que as crianças querem apenas presentes e mais presentes. Porém, tudo muda quando Papai Noel encontra uma garotinha em apuros.
Inspirado em clássicos
No roteiro assinado por Pat Casey e Josh Miller (responsáveis por Sonic: O Filme), as atenções se voltam para a residência dos Lightstone, uma família de ricaços. Enquanto todos vivem às turras e muita falsidade por conta do dinheiro da avó, Gertrude (Beverly D’Angelo, de Férias Frustradas), a pequena Trudy (Leah Brady, de The Umbrella Academy) vê a reunião como oportunidade para seus pais reatarem. No entanto, a noite feliz desaparece quando Scrooge (John Leguizamo, de Encanto) faz a família de refém.
E, claro, é durante essa invasão que o Papai Noel se vê trancado na casa dos Lightstone, depois de se refastelar com biscoitos e bebidas. Como John McClane, de “Duro de Matar“, Noel decide salvar o dia e o Natal encarando todos os bandidos, entre reclamações e sangramentos. Assim, fantasia e nostalgia se misturam em uma criativa e engraçadíssima história de Natal. Dito isso, prepare-se para grandes doses de ação e violência.
Já Trudy, a única a acreditar que a figura folclórica da Lapônia, atua como Kevin McCallister, colocando armadilhas pela casa em referência declarada a “Esqueceram de Mim“. São homenagens a títulos icônicos que caem bem nesta época do ano.
Humor inteligente e desbocado
Feito para adultos, “Noite Infeliz” utiliza todos os palavrões possíveis, especificamente para romper o estereótipo da personagem vovó. Por falar em estereótipos, a obra faz piada da jovem geração de influencers com o outro neto Lightstone e de um cunhado aspirante a ator. O filme também aproveita todos os termos natalinos para dar nomes aos capangas de Scrooge, o que arranca risos.
Então, entre gargalhadas e exclamações sobre a pancadaria, a produção estrelada por Harbour chega como presente surpresa, especialmente para quem se comportou em 2022.