Sessão Retrô: Jumanji (1995)

Baseado no livro escrito por Chris Van Allsburg, Jumanji (Jumanji, EUA, 1995) é um legítimo clássico da Sessão da Tarde – especialmente para quem cresceu durante a década de 90. Estrelado pelo vencedor do Oscar Robin Williams (Sociedade dos Poetas Mortos), Bonnie Hunt (Zootopia) e Kirsten Dunst (Homem-Aranha), o filme assinado pelo diretor Joe Johnston (Capitão América: O Primeiro Vingador) apresenta uma aventura totalmente imprevisível guiada por um jogo de tabuleiro mágico, que faz tanto adultos quanto crianças encararem os seus piores medos e fraquezas.

Está ouvindo os tambores? O jogo de Jumanji já vai começar!

Com 1h44min, o longa-metragem lançado no Brasil em 29 de março de 1996 conta a história de Alan Parrish (Williams), um homem que ficou aprisionado na brutal selva no interior de um board game misterioso, tendo que sobreviver aos perigos de Jumanji por cerca de 26 anos. No entanto, quando os irmãos Peter (Bradley Pierce, de A Bela e a Fera) e Judy Shepherd (Dunst) encontram o jogo, Parrish ganha outra oportunidade de recuperar tudo aquilo perdeu no período em que foi dado como desaparecido. Mas, para isso, terá que enfrentar uma série de desafios com seus novos aliados.

Jonathan Hyde interpreta Van Pelt e o pai de Alan Parrish. Metáfora para um relacionamento ruim entre pai e filho?

Para os personagens mais jovens, Jumanji tem o significado de uma jornada eletrizante, na qual um caçador desalmado, uma manada de rinocerontes e elefantes, plantas carnívoras, leões e insetos gigantes são ameaças reais enfrentadas dentro de casa. Já para os adultos, o tabuleiro oferece como prêmio a redenção, tornando possível que o protagonista Alan Parrish e sua amiga de infância, Sarah Whittle (Hunt), corrijam os erros do passado para acabar com os traumas e tragédias que os marcaram desde sua primeira partida de Jumanji.

A história de Jumanji começa com Alan Parrish ainda criança encontrando um tabuleiro mágico.

Um teste de caráter, coragem e sobrevivência, Jumanji é um “filme família” que vale ser assistido várias vezes, seja pelo seu enredo fascinante ou lembrança de Robin Williams.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Um Comentário:

  1. Pingback: Jumanji: Bem-vindo à Selva é a aventura certa para começar 2018 - Boletim Nerd

Comentários estão fechados