Uma aposta que ainda renderá muitos elogios à Disney, esta é Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (Zootopia, EUA, 2016), longa-metragem que estreia nesta quinta-feira (17/03) nas salas de cinema brasileiras. Divertida, moderna e de roteiro muito bem construído, a produção dirigida por Byron Howard (Bolt: O Supercão) e Rich Moore (Detona Ralph) já se apresenta como um dos grandes candidatos ao próximo Oscar de Melhor Animação.
Na cidade de Zootopia, onde predadores e presas vivem em harmonia, a obra traz como protagonistas a coelha recruta Judy Hopps e a raposa golpista Nick Wilde, respectivamente, dublados pelos atores Monica Iozzi e Rodrigo Lombardi. Embora tenha personagens que seriam boas escolhas para uma fábula, o filme inova com uma trama de conspiração na metrópole utópica do zoológico. Além disso, a atração conta a voz de Shakira para a popstar Gazelle e na trilha sonora, com a faixa “Try Everything”.
Na história, Judy sempre foi aconselhada por seus pais a não experimentar coisas novas, entretanto, jamais desistiu de se tornar uma policial, superando as dificuldades enfrentadas por um animal considerado fraco e de pequeno porte. Atuando no outro lado da lei, o canastrão Nick faz o que é preciso para conseguir sobreviver (e ganhar dinheiro!), aplicando esquemas fraudulentos pelos “bairros-habitat”, como a elegante Praça Sahara e a gelada Tundralândia.
Contudo, uma série de eventos e situações faz com que a dupla trabalhe junto – recriando a parceria entre um(a) oficial certinho(a) e um malandro das ruas, algo comum antigas séries policiais –, na investigação de ataques mamíferos carnívoros, que regrediram aos seus instintos selvagens. Surpreendente e complexo, o roteiro percorre Zootopia em busca de pistas sobre quem está por trás disso e, entre os suspeitos estão o Prefeito Leãonardo e o pequeno Sr. Big.
Ambientado às novidades do mundo, Zootopia: Essa Cidade é o Bicho mostra personagens se divertindo com apps, exibe propagandas do Zuber (o aplicativo de transporte) e retrata os funcionários públicos um bando de preguiças, como o carismático e “ligeiro” Flecha. Em dia com o cinema e séries, a bem-humorada animação também faz paródias de Don Vito Corleone, de O Poderoso Chefão, e de Walter White e Jesse Pinkman, de Breaking Bad.
Um filme que diverte as crianças e envolve os adultos, Zootopia prova que as aparências não definem o caráter e que todo sonho é possível.
Zootopia: Essa Cidade é o Bicho estreia na quinta-feira (17/03).