Após 10 episódios, chegou ao fim a 1ª temporada de X-Men ’97, o revival da clássica animação dos mutantes da década de 90. Após longos anos no limbo, graças ao imbróglio entre Disney e Fox, a curiosidade de ver a primeira história dos X-Men de volta à Marvel era grande.
Contudo, a ansiedade deu lugar à euforia, graças à brilhante história da série, que não se acovarda em mergulhar a fundo na mitologia dos mutantes. Além do mais, X-Men ’97 não tem medo de tocar em pautas sociais sensíveis, algo que sempre foi característica das histórias do grupo, nem se priva de pensar grande para o futuro. Parece que a era dos mutantes chegou com tudo.
X-Men para a nova geração
X-Men ’97 começa do mesmo ponto de onde a série clássica parou, com o Professor Xavier fora da Terra. A história vai se construindo de uma forma que faz com que o espectador fique curioso para saber o que está acontecendo ali, principalmente após a destruição de Genosha. Além disso, a série dá espaço para todos os heróis brilharem, com destaque para Ciclope, Vampira, Gambit e Mancha Solar.
Por mais que os X-Men sejam conhecidos do grande público, a nova geração precisava se reconectar com os personagens, depois de tantos anos. Por isso, X-Men ’97 é uma excelente porta de entrada, tanto para os fãs antigos quanto para os novos, já que mesmo sendo uma continuação da série dos anos 90, pode ser assistida sem prejudicar a experiência.
Ainda assim, X-Men ’97 não se acanha em explorar o máximo do potencial dos mutantes em seus 10 episódios, adentrando profundamente nas histórias dos personagens. Além disso, depois de tantos anos de couro preto e uniformes genéricos, é um verdadeiro deleite ver os X-Men lutando lado a lado com seus trajes coloridos.
Vem mais por aí
Além de continuar a série clássica, X-Men ’97 também revive todo o universo de séries animadas dos anos 90. Sendo assim, é impossível não se animar ao ver novamente o Hulk, Homem de Ferro e, principalmente, Peter Parker e Mary Jane da clássica série do Homem-Aranha.
Por mais que a nostalgia bata forte nos corações dos fãs, os fan services não estão presentes para ofuscar a história, e sim para expandir aquele universo que iniciou a era de animações da Marvel. Além disso, a série também é um ótimo cartão de visitas do que esperar dos mutantes agora que eles estão de volta ao lar.
Com uma história envolvente, cheia de reviravoltas, momentos dramáticos e personagens cativantes, X-Men ’97 reacendeu a curiosidade do público nos mutantes, sentimento que estava apagado a anos graças a produções de qualidade duvidosa. Agora, aprece que o futuro dos X-Men é mais brilhante do que o fã mais esperançoso poderia imaginar, e que bom por isso.