Ms. Marvel é divertida, empolgante e rejuvenescedora

Ms. Marvel é divertida, empolgante e rejuvenescedora

Estrelada pela adolescente de raízes paquistanesas que surgiu nos quadrinhos (da Capitã Marvel) em 2013 sonhando em se tornar uma super-heroína, a série Ms. Marvel é novidade no catálogo do Disney+ a partir desta quarta-feira (8). E, embora apenas seu primeiro episódio esteja disponível no streaming, a Disney gentilmente nos convidou para conferir aos dois capítulos iniciais do programa em uma pré-estreia especial aqui em São Paulo.

Criado por Bisha K. Ali (O Bebê), o seriado inicialmente tira o foco da Marvel Studios no multiverso – explorado na segunda aventura do Doutor Estranho – para voltar seus olhos para Jersey City (em Nova Jersey, nos EUA). Mais “pés no chão”, o título começa acompanhando a rotina da comunidade muçulmana estabelecida na metrópole, com atenção especial em Kamala Khan (Iman Vellani), estudante do ensino média e maior fã dos Vingadores.

Em seu cotidiano, Kamala tem dificuldade para se enturmar devido aos costumes bastante protetivos de sua família – que tenta seguir à risca as orientações de sua religião, marcando presença frequente na mesquita mais próxima. Enquanto se divide entre a vida como uma jovem nos EUA e sua origem paquistanesa/muçulmana, a garota encontra espaço para se expressar ao produzir histórias sobre super-heróis na internet e colecionar tudo sobre eles.

Hora de brilhar

Acontece que as coisas ficam ainda mais complicadas para a protagonista quando ela decide participar de um concurso de cosplay da Capitã Marvel na VingaCon (convenção nerd que remete ao A-Day, do game dos Vingadores em que Kamala é personagem principal). Para brilhar na competição, a menina recorre a um bracelete misterioso de recebeu da sua avó. O detalhe é que o item faz Kamala Khan projetar formas de energia em pleno palco!

Para entender esses poderes – que são diferentes da versão dos quadrinhos e não são classificados como inumanos (até agora) –, a adolescente conta com seus melhores amigos, que são Nakia (Yasmeen Fletcher, de Magia Invertida), uma espécie de irmã mais velha, e Bruno (Matt Lintz, de The Walking Dead), o especialista em tecnologia que nutre enorme crush por Kamala. É nessa dupla que Kamala se apoia na jornada para se tornar super-heroína.

Alegria e nostalgia

Embora não entregue muito sobre sua trama central, Ms. Marvel logo de começo conquista pela forma criativa com que se comunica, isto é, utilizando grafites animados pelas paredes da cidade para dar forma a tudo que passa pela imaginação de Kamala. Este recurso transforma Jersey City em um enorme diário da garota. A maneira como são feitas referências aos Vingadores, De Volta para o Futuro e até a O Diabo Veste Prada também diverte.

E, se por esse clima adolescente, a série fala diretamente com o público mais jovem, a produção ainda permite que os adultos relembrem seus tempos e paqueras do colégio, trazendo diversos clichês de comédias românticas e estereótipos do gênero. As principais representações disso são a popular patricinha Zoe (Laurel Marsden, de Survive) e Kamran (Rish Shah, de Para Todos os Garotos: Agora e Para Sempre), o charmoso aluno novo.

Mistérios além da compreensão humana, enfrentar supervilões, borboletas no estômago pelo primeiro amor… tudo é possível para Kamala Khan em Ms. Marvel!

Next Post

Ms. Marvel: conheça os personagens da série

Nova série da Marvel Studios no Disney+, Ms. Marvel estreou trazendo um olhar mais jovem, sonhador e vibrante para o universo que vem sendo construído por mais de 2 dezenas de filmes e seriados. Mas, se você ainda não conhece a nova personagem do MCU, chegou a hora de descobrir […]