Grammy 2025: Beyoncé é o maior destaque; confira os vencedores   

Aline Rosa
Foto: The Recording Academy

A 67ª edição do Grammy Awards, a maior premiação do mundo da música que ocorreu no último domingo (2), em Los Angeles, foi marcada por pedidos de doações e homenagens às vítimas, bombeiros e voluntários que atuaram nos incêndios florestais que atingiram a cidade no mês de janeiro.

A Academia Nacional de Artes e Ciências de Gravação chegou a cogitar o adiantamento da premiação por conta do incêndio de Palisades. Recentemente a Arena Crypto.com, local que recebe a edição deste ano, teve que adiar uma partida de basquete da NBA por conta da proximidade do fogo.

Para abrir a noite, artistas como Sheryl Crow, Brittany Howard, St. Vincent e John Legend se uniram em uma apresentação temática para incentivar doações para o projeto Musicares Fire Relief. Billie Eilish, que nasceu em Los Angeles, declarou seu amor pela cidade ao cantar Birds Of Feather em um palco temático com a paisagem local, com fotos de infância dela e do irmão e produtor Finneas O’Connell no telão.

Mais do que merecido, o primeiro prêmio da noite a ser televisionado, foi da estreante Doechii com o energizante Alligator Bites Never Heal que ganhou como Melhor Álbum de Rap. Emocionada, a rapper mencionou durante seu discurso que a categoria foi criada em 1989 e tinha apenas 2 mulheres vencedoras até o momento: Lauryn Hill (1998) e Cardi B (2019). 

Beyoncé surpreende

Maior vencedora do Grammy de todos os tempos, Beyoncé ficou surpresa ao levar a categoria de Melhor Álbum Country por Cowboy Carter. Ela se tornou a primeira mulher negra a ganhar nessa categoria. Ao todo, a texana chegou nesta edição concorrendo em 11 categorias e também se emocionou ao levar pela primeira vez, depois de 25 anos de carreira, a principal categoria da premiação de Melhor Álbum do Ano também pelo disco Cowboy Carter.

Carimba que é BRAT! Charli XCX finalmente tem um Grammy para chamar de seu. E não era pra menos, depois do estrondoso sucesso do último álbum de estúdio, a britânica ganhou nas categorias de Melhor Gravação Pop Dance por Von Dutch e Melhor Álbum Dance/Eletrônica, com um disco que furou a bolha da internet e do cenário underground. Uma das últimas performances da noite, Charlie fez uma apresentação autêntica de Guess lotando o palco de clubber e calcinhas.  

Importante produtor e músico, Quincy Jones, que morreu no ano passado, recebeu um tributo apresentado por Will Smith, Cynthia Erivo, Janelle Monáe e Stevie Wonder. Jones trabalhou com grandes nomes da música como Frank Sinatra e é responsável por inúmeros trabalhos de Michael Jackson, incluindo o hino We Are The World

Grande vencedor da noite, o rapper Kendrick Lamar levou 5 prêmios por um: Not Like Us ganhou importantes categorias como gravação do ano, música do ano e rap do ano. O artista é a atração principal do Halftime do Super Bowl no próximo dia 9 de fevereiro. 

Apresentações do Grammy

Como uma música que tem uma bebida no nome pode ter grudado feito chiclete? Um dos grandes sucessos do mundo pop do último ano, Sabrina Carpenter, nomeada a 6 categorias, trouxe uma apresentação cheia de gracinhas e muito bem feita cantando um mix de Espresso e Please Please Please. Logo após a apresentação, Carpenter ganhou a categoria Melhor Álbum Pop por Short n’ Sweet lançado em Agosto de 2024.  

Palhaços e um pônei rosa gigante fizeram parte da apresentação da estreante Chappell Roan, que falou sobre seu amor por Los Angeles e como a cidade faz com que ela possa se sentir como é. A ganhadora da categoria de Artista Revelação trouxe um discurso que deixou até o apresentador Trevor Noah sem palavras. Colocando o gramofone no chão para ler melhor e passar as páginas de um caderninho amarelo, Roan disse que se algum dia ganhasse um Grammy diria para as gravadoras e para a indústria da música que elas precisam tratar os seus artistas como funcionários valiosos e protegê-los. 

Em uma tentativa de juntar a maioria de artistas no menor tempo possível, vimos uma longa apresentação dos indicados a artista revelação, com exceção de Sabrina Carpenter e Chappell Roan que já tinham feito performances solo anteriormente. Contudo, com exceção das apresentações de The Bar Song (Tipsy) de Shaboozey e da britânica Raye, Doechii engoliu todos eles e deixou o público de queixo caído ao cantar Catfish e Denial Is a River

Apesar das apresentações da noite, o estreante Benson Boone não inovou e repetiu o mesmo estilo já visto em apresentações anteriores, como o MTV VMA de 2024, onde as piruetas parecem ser a única salvação para a música dele. Infelizmente, a performance de Teddy Swims também ficou apagada no meio de todos eles. 

Lady Gaga e Bruno Mars no palco do Grammy 2025
Foto: The Recording Academy

Bruno Mars e Lady Gaga

A apresentação de Bruno Mars e Lady Gaga era uma das mais esperadas da noite, por conta do sucesso de Die With a Smile. A dupla cantou o clássico California Dreamin, da banda The Mammas & The Pappas, logo após um emocionante vídeo que mostrou a história de famílias que perderam as casas durante os incêndios de Los Angeles. Mesmo assim, o hit não ficou de fora da premiação e ganhou como Melhor Performance Pop em Duo ou Grupo.

The Weeknd, que lançou recentemente o álbum Hurry Up Tomorrow, foi a apresentação surpresa da noite. O cantor voltou a cerimônia quatro anos depois apesar de declarar boicote ao Grammy e não inscrever seus trabalhos na premiação. The Weeknd se apresentou logo depois do discurso do presidente da Academia do Grammy, que reforçou que a premiação contou com 13 mil votantes e destacou as ações de diversidade que a organização promove. Número, inclusive, que foi repetido incansavelmente a noite inteira pelos apresentadores que anunciavam as categorias.

A aniversariante da noite, Shakira, que completou 48 anos no domingo, venceu Melhor Álbum Pop Latino. Ao aceitar o prêmio de Las Mujeres Ya No Lloran, a cantora colombiana disse que entende a dor que os imigrantes que vivem nos Estados Unidos estão passando no momento e que estará ao lado deles sempre. Anitta também concorria nesta categoria com o álbum Funk Generation.

Injustiçados da noite

Nas redes sociais, fãs reclamaram da ausência de alguns artistas entre os indicados. O álbum Eternal Sunshine de Ariana Grande foi indicado em três categorias, mas a cantora não levou nenhuma. Quem não teve a mesma sorte foi Dua Lipa que não conseguiu nenhuma indicação por Radical Optimism.

O brasileiro Milton Nascimento estava concorrendo como Melhor Álbum Vocal de Jazz, porém, quem venceu na categoria foi a norte-americana Samara Joy que aproveitou sua entrevista para a transmissão brasileira da TNT/MAX para cantar um trecho de uma música em português.

A cantora Esperanza Spalding, que acompanhou Milton Nascimento durante o tapete vermelho, compartilhou que o brasileiro foi impedido de sentar nas mesas durante a cerimônia do Grammy.

Vencedores de melhores álbuns do ano

  • Álbum do Ano – Cowboy Carter – Beyoncé
  • Melhor Álbum Pop Latino – Las Mujeres Ya No Lloran – Shakira
  • Melhor Álbum de Rock ou Alternativo Latino – Rawayana – ¿Quién Trae las Cornetas?
  • Melhor Álbum de Música Mexicana (incluindo Tejano) – Carín León – Boca Chueca, Vol. 1 – VENCEDOR
  • Melhor Álbum Tropical Latino – Tony Succar & Mimy Succar – Alma, Corazón y Salsa (Live at Gran Teatro Nacional)
  • Melhor Álbum Pop Vocal – Short n’ Sweet – Sabrina Carpenter
  • Melhor Álbum Vocal de Pop Tradicional – Norah Jones – Visions
  • Melhor Álbum Dance/Eletrônica – Charli XCX – Brat
  • Melhor Álbum de R&B – 11:11 (Deluxe) – Chris Brown
  • Melhor Álbum de R&B Progressivo – Avery*Sunshine – So Glad to Know You Álbum de Rap – Alligator Bites Never Heal – Doechii
  • Melhor Álbum de Rock – Hackney Diamonds – The Rolling Stones
  • Melhor Álbum de Música Alternativa – St. Vincent – All Born Screaming
  • Melhor Álbum Country – COWBOY CARTER – Beyoncé
  • Melhor Álbum de Reggae – Bob Marley: One Love – Music Inspired By The Film
  • Melhor Álbum de Música Urbana – Residente – Las Letras Ya No Importan
  • Melhor Álbum Vocal de Jazz – A Joyful Holiday – Samara Joy
  • Melhor Álbum de Jazz Alternativo – No More Water: The Gospel Of James Baldwin – Meshell Ndegeocello
  • Melhor Álbum Latino de Jazz – Cubop Lives! – Zaccai Curtis
  • Melhor Álbum Americano – Trail Of Flowers – Sierra Ferrell
  • Melhor Álbum Gospel – CeCe Winans – More Than This
  • Melhor Álbum de Música Cristã Contemporânea – Doe – Heart of a Human
  • Melhor Álbum de Blues Tradicional – Taj Mahal – Swingin’: Live at the Church in Tulsa
  • Melhor Álbum de Música Global – Matt B & Royal Philharmonic Orchestra – Alkebulan II
  • Melhor Álbum de Poesia Falada – Tank and the Bangas – The Heart, the Mind, the Soul
  • Melhor Álbum de Teatro Musical – Hell’s Kitchen
  • Melhor Álbum de New Age, Ambient ou Chant -Triveni – Wouter Kellerman, Eru Matsumoto e Chandrika Tandon

Melhores performances do ano

  • Melhor Performance de Rock – The Beatles – Now and Then
  • Melhor Performance de Metal – Gojira, Marina Viotti & Victor le Masne – Mea Culpa
  • Melhor Performance Pop Solo – Sabrina Carpenter – Espresso
  • Melhor Performance Pop em Duo ou Grupo – Lady Gaga e Bruno Mars – Die With a Smile
  • Melhor Performance de R&B – Made For Me (Live On BET) – Muni Long
  • Melhor Performance Tradicional de R&B – Lucky Daye – That’s You
  • Melhor Performance de Rap – Kendrick Lamar – Not Like Us
  • Melhor Performance de Música Alternativa – St. Vincent – Flea
  • Melhor Performance de Música Africana – Love Me JeJe – Tems
  • Melhor Performance Solo de Country – It Takes A Woman – Chris Stapleton
  • Melhor Performance Duo ou Grupo de Country – Beyoncé & Miley Cyrus – II Most Wanted
  • Melhor Performance de Música Americana – Sierra Ferrell – American Dreaming
  • Melhor Performance Musical Global – Sheila E. Featuring Gloria Estefan & Mimy Succar – Bemba Colorá

Melhores do ano

  • Melhor Canção CountryKacey Musgraves – The Architect
  • Compositor Não-clássico do Ano – Amy Allen
  • Produtor Não-clássico do Ano – Daniel Nigro
  • Melhor Trilha Sonora para Mídia VisualDune: Part Two
  • Música do Ano – Not Like Us – Kendrick Lamar
  • Gravação do Ano – Not Like Us – Kendrick Lamar
  • Artista Revelação – Chappell Roan
  • Melhor Música de Rock – “Broken Man,” St. Vincent
  • Melhor Clipe – Not Like Us – Kendrick Lamar
  • Melhor Gravação Pop Dance – Von Dutch – Charli xcx
  • Melhor Gravação de Dance/Eletrônica – Justice & Tame Impala – Neverender
  • Melhor Música de R&B – Saturn – SZA
  • Melhor Canção Escrita para Mídia Visual – Jon Batiste – It Never Went Away (From the Netflix Documentary “American Symphony”)
Next Post

Sandman: série é cancelada após acusações contra Neil Gaiman

Sandman, baseada nos quadrinhos de Neil Gaiman, chegará ao fim na segunda temporada. Embora o cancelamento tenha acontecido em meio às acusações de assédio contra o autor, a Netflix já pretendia interromper a produção devido ao altos custos, segundo informações da Variety. A série foi lançada em agosto de 2022 […]
Sandman