Após fazer sua estreia no MCU no episódio final de Wandavision, o Livro dos Condenados escrito pelo demônio do caos Chthon voltou às páginas dos quadrinhos Marvel na história Darkhold – O Tomo Negro que além de um mergulho na dimensão do caos, tem uma bela “lavagem de roupa” suja entre a Feiticeira Escarlate e Victor von Doom.
Na trama, Wanda Maximoff tem pesadelos envolvendo Chthon. Devido à relação entre seus poderes e o Senhor do Caos, a Feiticeira Escarlate sente quanto o demônio está na iminência de invadir a Terra. É então que a vingadora descobre que o Dr. Destino encontrou o Darkhold e, para surpresa de um total de 0 pessoas, o vilão não pretende usá-lo para nada de bom.
Livros dos Condenados
Antes de mais nada, é importante ressaltar a conexão entre Chthon e o Darkhold. Conhecido também como “Livro dos Pecados” ou “Livro dos Condenados”, o Darkhold é um livro de feitiços escrito pelo próprio Chthon, contendo todos os seus feitiços e ensinamentos profanos, em papel feito da carne de seu irmão morto. Para uma mente comum, ler uma palavra do grimório é o suficiente para alcançar a insanidade total.
Na primeira vez em que o demônio conseguiu dominar a Terra (muito antes do tempo da humanidade), o Senhor do Caos foi derrotado pelo Mago Supremo da época e teve seu espírito preso dentro do Monte Wundagore, onde tempos depois viriam a nascer Wanda e Pietro Maximoff.
Desafiando Destino
Voltando à história: Wanda alerta Destino de que o desenterrar o Darkhold despertou Chthon e que o demônio está a caminho da Terra – por conta da interferência de Victor. Mesmo com sua famosa arrogância, von Doom admite que é preciso tomar providências contra a chegada da entidade maléfica.
Ignorando o passado entre os dois, quando Destino usou os poderes de Wanda em A Cruzada das Crianças, Feiticeira e Destino unem forças para usar o livro maldito contra Chthon, viajando até a dimensão do caos e impedindo que o demônio chegue até até a Terra. Porém, em uma jogada típica de Doutor Destino, Victor trai Wanda para enfrentar Chthon e seu exército sozinho.
Por pura sorte, Destino consegue retornar a Terra, mas quase morto. Aproveitando de uma antiga lenda, em que os heróis Sonhador, Caçador, Artista, o Estoico e o Tolo haviam derrotado Chthon, a Feiticeira Escarlate recruta um novo grupo, composto por Homem de Ferro, Homem-Aranha, Vespa, Blade e Raio Negro, para ler o Darkhold e adentrar a dimensão do caos para derrotar Chthon.
Poder incontrolável
As coisas saem do controle quando os heróis leem mais do que deveriam do livro e, consequentemente, têm suas mentes corrompidas, o que lhes transforma em criaturas horríveis. A Feiticeira Escarlate então bane todos para a dimensão do caos, para que eles possam enfrentar as hordas de Chthon. E aí Wanda e Destino surgem prontos para lidarem com Chthon.
Diferente da maioria das histórias dos Vingadores, Darkhold – O Tomo Negro possui passagens realmente perturbadoras, com algumas sequências até beirando o terror, mas é também uma das poucas histórias que respeita a figura da Feiticeira Escarlate, sem tratá-la como alguém instável ou sem controle por suas habilidades. Pelo contrário, a HQ trata Wanda como alguém poderosa e ciente das suas escolhas, sem mencionar seus erros passados.
Ainda não temos como precisar a natureza do Darkhold no MCU nem se está relacionado a Chthon. Contudo, se você é fã da Feiticeira Escarlate, a obra é uma narrativa que você não pode ignorar.