Quando se ouve o nome “Illuminati”, normalmente as pessoas pensam em uma organização rodeada por mistérios e conspirações, com membros influentes na sociedade e que usam isso para reger o mundo a seu bel-prazer por trás das cortinas. Embora existam várias teorias da conspiração no mundo real, nunca foi comprovada sua existência. Já no Universo Marvel…
Desde as primeiras mega sagas da editora, os Illuminati estavam lá, agindo sem que os outros super-heróis da Terra soubessem de sua existência. O grupo normalmente tem em suas fileiras as maiores lideranças da editora.
Entrando em ação
A primeira vez que os Illuminati agiram foi após a guerra Kree-Skrull, quando o Homem de Ferro, Senhor Fantástico, Professor X, Namor, Doutor Estranho e Raio Negro invadiram a nave imperial dos derrotados Skrulls para ameaçar o rei dos alienígenas caso tentassem tomar a Terra novamente. Enraivecido pela ameaça, o rei ordena que suas tropas matem os invasores pouco antes de Raio Negro explodir a nave com o poder de sua voz.
Mesmo após a destruição da nave, o grupo é capturado e alvo de experimentos dos Skrulls até que Tony Stark consegue escapar de seu cárcere e, mesmo sem armadura, resgata os outros heróis. Porém, antes da fuga, os cientistas Skrulls conseguem dados sobre a equipe, que viriam a usar mais tarde em uma nova invasão. Logo, a intervenção dos Illuminati foi indiretamente responsável pela Invasão Secreta anos mais tarde.
Consolidação
Após a ameaça Skrull ter sido temporariamente eliminada, Os Illuminati agiram quando o vilão Beyonder (responsável pela criação do mundo de batalha nas primeiras Guerras Secretas) foi localizado pelo Professor X, descobrindo que o vilão é um humano metade inumano, metade mutante. Se escondendo em um asteroide, os heróis, então, se reúnem para ir ao encontro de Beyonder e expulsá-lo do universo antes que possa começar outra guerra.
Os Illuminati ainda atuaram na Guerra Civil e em praticamente todos os megaeventos que moldaram o Universo Marvel no começo do século, sempre usando sua influência para lidar com ameaças e direcionar cenários. No entanto, depois de Guerra Civil, o seleto grupo não se uniu novamente durante muito tempo, só voltando a atuar somente quando o vilão Capuz quase se apossou das Joias do Infinito.
Formações
Por ser um grupo secreto, inclusive da maioria dos heróis, as formações dos Illuminati não variaram tanto ao longo dos anos, mantendo quase a mesma base – variando entre as inclusões do Capitão América (Steve Rogers) e Pantera Negra anos mais tarde, as incursões que ameaçavam destruir a Terra principal do Universo Marvel e que futuramente causaram as segundas Guerras Secretas.
A parte mais interessante das histórias dos Illuminati é observar o comportamento que cada um dos heróis tem longe de seus companheiros e, como na maioria das vezes, eles mal se suportam, agindo puramente por que é preciso, o que nem sempre termina bem. Na última vez em que se uniram, Namor havia inundado Wakanda e dizimado metade do país anos antes em Vingadores vs. X-Men, o que fez a parceria necessária também dar a T’Challa a oportunidade de se vingar.
A equipe está confirmada em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, mas seus integrantes podem ser diferentes das versões vistas nos quadrinhos.