Round 6: os jogos mortais do endividado

Round 6: os jogos mortais do endividado

Depois que Parasita faturou 4 Oscars em 2020 – incluindo o de melhor filme –, o mundo vem olhando com carinho para a criativa e produtiva indústria coreana de entretenimento. Os chamados “doramas” (“dramas”, em tradução) vêm conquistando cada vez mais espaço no catálogo dos serviços de streaming e fãs mundo afora. Parte desse movimento é Round 6 (“Squid Game”, título original) que surgiu como um fenômeno na Netflix no ano passado.

Escrita e dirigida por Hwang Dong-hyuk (A Fortaleza), a atração composta por 9 episódios tem como protagonista Seong Gi-Hun (Lee Jung-jae, de O Leitor de Faces), canastrão endividado, que sofre para reconquistar a confiança da filha – que está sob a guarda de sua ex-mulher. Literalmente fugindo dos agiotas, Gi-Hun se depara com um desconhecido com uma proposta que parece boa demais para ser verdade: participe de um jogo e, se ganhar, ficará rico.

O que o personagem principal não sabe é que esse tal game é mortal para os perdedores de cada rodada. E detalhe: são 6 delas, todas inspiradas em brincadeiras populares entre crianças. Com essa dinâmica, o seriado se estabelece quase que em um ponto entre Jogos Mortais (a saga de filmes de terror) e Jogos Vorazes (série literária juvenil).

Além do dinheiro

Como em qualquer jogo, é preciso escolher um time. Aí, as rachaduras na sociedade ficam claras e, por exemplo, o valentão Jang Deok-su (Heo Sung-tae, de O Mar da Tranquilidade) reúne uma trupe de trogloditas. Enquanto isso, Gi-Hun acaba se aliando a um catado de desprezados. O que inclui o paquistanês Ali Abdul (Masoud Sepahi), o empresário Cho Sang-woo (Park Hae-soo), órfã Kang Sae-byeok (Hoyeon) e o idoso Oh Il-nam (Oh Yeong-su).

Conforme as partidas avançam, o programa não tem dificuldades em fazer o público abraçar cada um dos protagonistas, agonizando sempre que um de seus preferidos é colocado diante do perigo. Para vencer, claro, os protagonistas devem exercitar virtudes como paciência, confiança, sagacidade e trabalho em equipe. Porém, rodada após rodada, é difícil que todos permaneçam juntos – afinal, nos momentos de decisão, prevalece o individualismo.

Com personagens cativantes e a icônica boneca assassina, Round 6 ainda trabalha com uma subtrama policial estrelada pelo oficial Hwang Jun-ho (Wi Ha-Joon, de Meia-Noite), que atua infiltrado nas instalações do jogo para descobrir quem está por trás da mortandade. Este arco não só proporciona um clima de tensão, como também oferece o gancho para a temporada 2.

Se Round 6 está na sua fila de séries a assistir, a dica é que vale muito a pena !

Next Post

Cowboy Bebop: adaptação de anime é bom pastelão policial

Anunciada sob muita expectativa pelas gerações de fãs do anime homônimo, Cowboy Bebop chegou ao catálogo da Netflix prometendo uma produção grandiosa, visualmente fiel à obra original e com muito marketing envolvido para cair no gosto do público. No entanto, depois da estreia de sua primeira temporada e seu cancelamento […]
Cowboy Bebop: adaptação de anime é bom pastelão policial