Resenha: Animais Fantásticos e Onde Habitam

Título que serviu de inspiração para o novo filme do mundo bruxo, o livro Animais Fantásticos e Onde Habitam apresenta para os leitores de J. K. Rowling um conteúdo totalmente inédito, apesar de não contar história alguma. Publicada no Brasil pela Editora Rocco, em 2001, a obra é, na verdade, um compêndio de criaturas, que apresenta as curiosidades de 75 espécies e também traz “pequenos acréscimos” anotados por Harry Potter e seus amigos.

Assinado por Newt Scamander, o livro conta com uma página com informações sobre autor e magizoologista e com prefácio escrito pelo célebre bruxo Alvo Dumbledore – uma vez que o volume é recomendado aos alunos de Hogwarts na disciplina de Trato das Criaturas Mágicas. Sendo assim, se você folhear as 63 páginas do título, encontrará um glossário de criaturas do universo bruxo e a classificação de periculosidade do Ministério da Magia (que vai de “tedioso” a “mata bruxos/impossível treinar ou domesticar”).

O Boletim Nerd garantiu seu Animais Fantásticos e Onde Habitam na Floreio e Borrões! (Foto: Henrique Almeida)

Apesar de resumir-se a um catálogo da fauna mágica, “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, em sua introdução, tem discussões sobre o emprego do termo “animal” às diversas espécies, histórias sobre a percepção que os “trouxas” (indivíduos não-mágicos) têm dos animais fantásticos e um texto sobre a importância da magizoologia (isto é, o estudo de bichos mágicos). Além disso, a exemplo do filme, a obra menciona o Estatuto Internacional de Sigilo.

Uma duplicata do exemplar de Harry Potter e um guia para os trabalhos do Departamento para Regulamentação e Controle das Criaturas Mágicas, o volume é ideal para quem quer conhecer os monstros do mundo de J. K. Rowling, exibe algumas ilustrações e tem como destaque as fichas do Basilisco, Fênix, Lobisomem, Unicórnio, Trasgo e Hipogrifo. De maneira fictícia, o livro tem sua quinquagésima edição publicada pela Editora Obscurus Books

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.