Logo em seu lançamento em 2018, Um Lugar Silencioso (relembre aqui) surpreendeu a todos com um drama familiar pós-apocalíptico extremamente original. Naturalmente, o título ganhou sequência, que foi adiada algumas vezes devido à pandemia, mas que finalmente chega aos cinemas brasileiros no dia 15 de julho.
Um Lugar Silencioso: Parte II traz a continuação imediata dos acontecimentos da obra original, na qual acompanhamos a família Abbott a partir do dia 1 da invasão alienígena a Terra. Evelyn Abbott (Emily Blunt, de No Limite do Amanhã) se junta a seus filhos Regan (Millicent Simmonds, Sem Fôlego), Marcus (Noah Jupe, de Extraordinário) e o bebê recém-nascido, para buscar sobreviver em meio ao luto de Lee (John Krasinski, que viveu Jim Halpert em The Office) – o patriarca.
Obrigados a se aventurar na cidade devastada, os Abbott se deparam com um antigo vizinho, Emmett (Cillian Murphy, de Peaky Blinders). Amargurado pela morte da família, Emmett é um personagem recluso e misterioso que se vê forçado a ajudar após uma perseguição das criaturas aos Abbott.
A direção e o roteiro seguem com Krasinski, que encarou o desafio de ampliar os feitos do primeiro filme, como a ausência quase completa de comunicação falada, a relação fraterna da família e todo o medo e suspense causados pelos monstros.
A espera valeu a pena
A sequência é definitivamente uma evolução ao que já era bom. Os perigos e desafios que os Abbott enfrentam nos causa aflição e temor. A trilha sonora casa perfeitamente ao tom sombrio da produção, e as cenas são simplesmente incríveis. Destaque para Millicent Simmonds, um talento de atriz. Cillian Murphy se mostra como uma adição certeira ao elenco, enquanto Emily Blunt é a personificação de uma mãe que dá a vida por sua família.
Um Lugar Silencioso: Parte II é um topázio em meio a muita pedra bruta no cinema atual. Um filme primoroso com todos os predicados, vale o ingresso e os sustos. Trata-se de uma sequência que amplifica a primeira obra, além de estender as possibilidades para possíveis continuações.