Não importa que idade você tenha, as histórias do ratinho espertalhão e do gato que sempre se dá mal lhe são familiares, uma vez que os personagens criados por Hanna-Barbera fizeram e ainda fazem parte da programação dos lares brasileiros. É com esse oportuno “tom” (com o perdão do trocadilho) de nostalgia que Tom & Jerry: O Filme chega aos cinemas, com sessões antecipadas a partir desta quinta-feira (11/2).
Seguindo sucessos como Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988) e Space Jam: O Jogo do Século (1996), a produção dirigida por Tim Story (Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado) mescla animação em 2D – para dar vida aos protagonistas – e live-action para entregar uma aventura simples e divertida. E o resultado disso, como pudemos ver antecipadamente a convite da Warner Bros. Pictures, é uma experiência atrativa para crianças de 0 a 100 anos.
Rivalidade que faz rir
A história, escrita por Kevin Costello (As Aventuras de Brigsby Bear), se concentra na cidade de Nova York dos dias atuais. É lá que Tom, bichano que sonha em ganhar dinheiro com sua música, Jerry, roedor que procura um lugar bom e barato para ficar, e Kayla (Chloë Grace Moretz, de Deixe-me Entrar), jovem que procura uma oportunidade de trabalho para mostrar seu potencial, se encontram.
Mas, quando Kayla finalmente consegue o emprego de seus sonhos, em um luxuoso hotel, ela precisa evitar que os conflitos entre Tom e Jerry atrapalhem o casamento de celebridades, que planejam uma cerimônia tão grandiosa quanto fina. Mesmo mudos, Tom e Jerry acabam arrancando boas risadas do público com suas expressões e com as confusões que acabam desencadeando na trama de 1h41 de duração.
Para completar, contracenam com a personagem de Moretz o dono do hotel, DuBros (Rob Delaney, de Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw), e o invejoso gerente Terrance (Michael Peña, de Homem-Formiga e a Vespa), o que rende bons diálogos com os atores comediantes. Aliás, o trabalho do trio é elogiável pelo fato de muitas vezes interagirem com figuras criadas apenas em computação gráfica, sem deixar isso transparecer em tela.
Por uma vida mais simples
Embora a famosa treta entre gato e rato sejam o maior atrativo do longa, a principal mensagem de Tom & Jerry: O Filme é a importância da simplicidade. Trazendo em perspectiva os problemas dos ricaços Dwayne (Colin Jost, de Como Ser Solteira) e Preeta (Pallavi Sharda, de Lion: Uma Jornada para Casa), a obra ressalta o valor da amizade, da dedicação e trabalho em equipe, que se sobrepõem a qualquer padrão de status impostos pela sociedade.
Assim, seja pela nostalgia, clima familiar, mensagens positivas e visual alegre e colorido, o título é uma bela opção de entretenimento, que chega em um momento importante para a reabertura das salas de cinema.
Atenção, porque há 1 cenas pós-créditos!