Ambientado 4 anos após o primeiro jogo, The Last of Us Parte 2 traz à tona rixas mal resolvidas entre Joel e os Vaga-lumes. Agora com Ellie como protagonista, The Last of Us amplifica tudo o que deu certo no primeiro game, com uma jogabilidade mais dinâmica e brutal, uma excelente história e novos personagens.
Velhas contas para acertar
Dessa forma, depois do massacre no hospital, onde Joel matou praticamente todos os vaga-lumes para salvar Ellie, os dois voltaram para Jackson. Porém, uma ação como a que Joel teve traz consequências. E elas aparecem quando ele e Tommy são emboscados na floresta por um grupo armado de ex-Vaga-lumes sobreviventes.
Liderados por Abby, filha do cientista que criaria a cura a partir de Ellie, o grupo [SPOILER] mata Joel, executando sua vingança e automaticamente criando uma nova.
Se no primeiro game a palavra-chave que vai guiar a história é “esperança”, no segundo é a vingança que rege as ações. Como resultado, ao ver Joel morto, Ellie parte descontrolada atrás do grupo para vingá-lo e, com isso, as consequências de suas ações irão causar muito mais dor.
Novos personagens
Aqui, vale lembrar: Ellie já não é mais a inocente garotinha da primeira parte. Além disso, com 18 anos, ela está muito mais durona do que antes, herdando o instinto de sobrevivência que adquiriu na primeira parte.
A jogabilidade com Ellie, muitas vezes é mais estratégica do que pautada na força bruta. Sendo assim, em seu arsenal de habilidades, é possível fabricar diversas armadilhas para serem plantadas no terreno, diferente de Joel.
Além de Ellie, também jogamos como Abby, o que ajuda a entender as motivações da “vilã” da história. Dessa maneira, mesmo com histórias diferentes, ambas as garotas são muito parecidas em personalidade, isso ajuda o jogador a criar uma certa empatia pelas motivações da personagem.
Assim como no primeiro game, The Last Of Us Parte 2 traz personagens novos e muito interessantes para a história. Portanto, os personagens coadjuvantes servem para guiar as protagonistas e fazer com que elas pensem a respeito de suas ações.
Com isso, tanto Ellie quanto Abby estão tomadas pelo desejo de vingança. E, no final, é por isso que ambas encontram suas ruínas, fazendo com que as pessoas que elas amam pagarem pelos seus atos.