Um novo vilão está à solta em Gotham, e ele é… o Professor Porko. Depois de Espantalho e Solomon Grundy, o personagem criado por Grant Morrison e Frank Quitely é o mais recente nome adicionado à galeria de criminosos da Cidade das Sombras. Em sua aparição na 4ª temporada de Gotham, o cirurgião sociopata surge no episódio 6, intitulado A Dark Knight: Hog Day Afternoon, como um caçador de policiais corruptos – da folha de pagamentos de Pinguim (Robin Lord Taylor, de Aprovados) –, que vem deixando um bizarro rastro de mortes.
Com estreia na HQ Batman #666 (2007), Professor Porko (“Professor Pyg”, nome original) introduz um tom mais macabro à série da DC Comics, uma vez que não tem poderes, mas, sim, usa de grandes facas e cabeças de porco para deixar sua assinatura nas vítimas. Uma ameaça real ao desmoralizado Departamento de Polícia de Gotham City, o assassino – cujo nome nos quadrinhos é chamado Lazlo Valentin – começa sua jornada eliminando os quatro oficiais responsáveis pelo sistema de habilitações para bandidos de Pinguim.
No entanto, não demora muito para que o Professor Porko entre na mira de Jim Gordon (Ben McKenzie, de The O.C.: Um Estranho no Paraíso) e Harvey Bullock (Donal Logue, de Vikings) – este último comprometido por receber propina –, em uma mórbida perseguição pelas ruas de Gotham. Debutando em live-action, o mais novo antagonista do seriado é interpretado pelo ator Michael Cerveris (The Tick) e está cotado para participar de ao menos 5 capítulos da temporada. A lista de vilões de Gotham acaba de ficar mais gorda, Oink, oink!