O Halloween chega em 28 de outubro, mas Gotham City já entrou no clima do Dia das Bruxas. Exibido na última quinta-feira (19/10) pela TV dos EUA, o quinto episódio da 4ª temporada de Gotham apresentou o novo vilão da cidade: Solomon Grundy. Interpretado por Drew Powell (antigo Butch Gilzean), o morto-vivo promete ter presença constante na nova fase do seriado, tendo sua história de origem narrada pelo capítulo intitulado A Dark Knight: The Blade’s Path e inserção nas tramas atuais que permeiam o submundo da Cidade das Sombras.
Na série em live-action da DC Comics, a versão de Solomon Grundy chega quase fiel à origem do personagem que criado pelos Alfred Bester e Paul Reinman, em 1944, e cuja primeira aparição aconteceu em All-American Comics #61. Na sequência da season finale anterior (saiba mais), Cyrus Gold é revelado ser o nome verdadeiro do falecido Butch. Morto por Barbara Kean (Erin Richards, de A Marca do Medo), o ex-capanga de Pinguim (Robin Lord Taylor, de Aprovados) tem seu corpo desovado no Pântano da Matança, onde é contaminado por produtos químicos.
Renascido graças às toxinas experimentais de Indian Hill, o monstro ressurge curado, porém, sem nenhuma memória da vida como Butch Gilzean, deparando-se com uma trupe cigana com a qual aprende a icônica rima:
“Nasceu numa segunda
Batizou-se numa terça
Casou-se numa quarta
Adoeceu numa quinta
Piorou numa sexta
Morreu num sábado
Enterrou-se no domingo
E este foi o fim de Solomon Grundy”
Já nas ruas de Gotham, o cadáver ambulante encontra um Edward Nygma (Cory Michael Smith, de Carol) em crise por ter perdido sua mente brilhante, iniciando uma parceria inusitada.