4ª temporada: Gotham retorna com protótipo de Batman e Espantalho

De volta à TV norte-americana desde 21 de setembro, Gotham chega à sua 4ª temporada apostando suas fichas no protótipo de Batman (David Mazouz, de Touch), no vilão Espantalho e no crime sindicalizado por Oswald Cobblepot, gângster vulgarmente chamado de Pinguim (Robin Lord Taylor, de The Walking Dead). Inspirada na premiada série de HQs Gotham City Contra o Crime, a atração promete ter seus novos episódios baseados nas icônicas sagas “O Longo Dia das Bruxas” e “Batman: Ano Um” e deve começar a ser exibida pelo Warner Channel Brasil em 16/10, às 21h40.

Na 4ª temporada de Gotham, Bruce lidará com as consequências de sua vida dupla como o novo defensor da cidade. (Foto: FOX)

Assumindo-se como uma história do Cavaleiro das Trevas e não só como drama policial anunciado, o programa inicia o arco “A Dark Knight” com o Departamento de Polícia de Gotham City sucateado e refém de Pinguim, que passar a emitir habilitações para determinar quais bandidos e tipos de crime poderão lesar os habitantes da Cidade das Sombras. Enquanto isso, o jovem Bruce Wayne (Mazouz) se prepara para o retorno do antagonista Ra’s al Ghul (Alexander Siddig, de Game of Thrones) – líder da Liga dos Assassinos – impedindo a criminalidade local de fazer mais vítimas.

Jim Gordon não aceita a ideia de ter criminosos com licença para atacar a população de Gotham. (Foto: FOX)

A trama é situada 3 meses depois dos eventos do final da 3ª temporada (leia aqui o review), período no qual Wayne adota postura mais madura e veste um primeiro esboço de traje do Cruzado Encapuzado, Pinguim conquista o submundo e inaugura a boate Iceberg Lounge e Selina Kyle (Camren Bicondova, de No Ritmo do Passinho) se redescobre como Mulher-Gato – tendo Tabitha Galavan (Jessica Lucas, de Cloverfield: Monstro) como sua “professora”. Além disso, o assassino Victor Zsasz (Anthony Carrigan, de Os Esquecidos) surge como capanga de Pinguim.

Sob a tutela de Tabitha, Selina passa a lutar usando o clássico chicote da Mulher-Gato. (Foto: Jeff Neumann/FOX)

No DPGC, Harvey Bullock (Donal Logue, de Blade – O Caçador de Vampiros) e James Gordon (Ben McKenzie, de The O.C.: Um Estranho no Paraíso) encaram a situação da cidade de maneiras diferentes – Harvey parece aceitar os baixos números de criminalidade, mas Jim não suporta a ideia de deixar os cidadãos à mercê de bandidos licenciados por Oswald Cobblepot. No trato firmado pelo prefeito de Gotham, Burke (Larry Pine, de Hostages), o novo Comissário (Harry Sutton Jr., de Blue Bloods) e Pinguim, os oficiais devem fazer vista grossa aos foras da lei com permissão.

Com o Espantalho à solta, Gotham irá enfrentar seus piores medos… (Foto: FOX)

Neste primeiro episódio da temporada (cujo título é “Pax Penguina”), a dupla de tiras persegue os ladrões de banco Grady (Michael Maize, de Mr. Robot) e Merton (Michael Buscemi, de Nurse Jackie), que recorrem ao Asilo Arkham – dirigido pelo corrupto Reed (Damian Young, de House of Cards) – para buscar Jonathan Crane (Charlie Tahan, de Wayward Pines). O plano é obrigar o adolescente a reproduzir o Gás do Medo criado por seu pai (visto nos capítulos The Fearsome Dr. Crane e The Scarecrow da 2ª temporada), para usá-lo em novos roubos e desafiar Cobblepot.

Contudo, isso acaba liberando um novo tipo de terror em Gotham…

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.