NOSA42: segunda temporada explora fragilidades da psique e alma

Atração baseada no livro homônimo de Joe Hill – autor do quadrinho Locke & Key e filho do mestre do terror Stephen King –, o seriado NOS4A2 apresenta uma nova interpretação sobre o que é um vampiro, mostrando também uma área cinzenta entre o bem e o mal nas ações dos seres humanos. Isso na primeira temporada. Já em seu segundo ano, a produção apostou em uma aventura mais sinistra que explora os conflitos da psique e alma dos protagonistas.

Seriado original do canal AMC, o título comandado pela showrunner Jami O’Brien (Fear the Walking Dead) tem a sua história situada 8 anos após a season finale anterior, trazendo Vic McQueen (Ashleigh Cummings, de O Pintassilgo) vivendo com seu filho, Bruce Wayne (Jason David, de Room 104), e o namorado Lou Carmody (Jonathan Langdon, de No Tomorrow). Agora, Vic lida com a notícia de que Charlie Manx (Zachary Quinto, de Heroes) estaria morto.

Ashleigh Cummings, Jason David e Jahkara Smith em NOS4A2

Vic McQueen vai à Terra do Natal tentar salvar a alma de Wayne. (Foto: AMC)

Novamente com 10 episódios, a trama explora o declínio de Vic depois do trauma causado pelo vilão, destacando que tem mergulhado em problemas e escolhas ruins da mesma forma que seus pais. Distante de Lou e Wayne por conta do vício em bebidas alcoólicas, a jovem se vê no fundo do poço. Porém, quando Bing Partridge (Ólafur Darri Ólafsson, de True Detective) recupera o Rolls-Royce Wraith de Manx, o pesadelo de Vic retorna ao mundo dos vivos.

O foco da narrativa é o rapto de Wayne por Charlie Manx, que pretende levar o menino à Terra do Natal para se vingar de Vic. É claro que isso piora a situação da moça, mas também faz com que ela volte à luta à procura de sua antiga motocicleta (isto é, uma faca que corta entre o mundo real e do pensamento) para alcançar Manx e recuperar o filho. Neste ponto, ganha destaque Chris (Ebon Moss-Bachrach, de Girls), o pai de Vic, disposto a tudo para se redimir.

Mattea Conforti interpreta Millie Manx em NOS4A2

Millie passa a questionar as ambições e passado de Charlie Manx, seu pai. (Foto: AMC)

O programa ainda abre espaço para personagens como a também “super criativa” Maggie Leigh (Jahkara Smith, de Into the Dark), que precisa decidir entre se aprofundar no mundo das pessoas com habilidades especiais ou se dedicar ao relacionamento com a policial Tabitha Hutter (Ashley Romans, de Shameless). Outra figura importante é Millie Manx (Mattea Conforti, de Power), filha de Charlie, que encontra caminho para desvendar as fragilidades da mente do pai.

De história simples, mas cheia de tensão, muito drama familiar e uma pitada a mais de terror, NOS4A2 usou seu retorno à TV para contar um pouco mais sobre como funciona o mundo macabro criado por Joe Hill. Embora ainda não tenha sido renovada, a série deixa pontas soltas que garantiriam uma volta à Terra do Natal.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.