Jujutsu Kaisen: irreverência em saga sobrenatural

Jujutsu Kaisen: irreverência numa saga sobrenatural

Baseado no mangá de Gege Akutami, publicado pela na Weekly Shōnen Jump (da editora Shueisha) desde 2018, Jujutsu Kaisen se tornou um fenômeno mundial. E, claro, o caminho natural disso é a adaptação em anime, como foi o que aconteceu. Assinada pelo estúdio MAPPA, a série em animação teve em sua primeira temporada inspiração no segundo arco da narrativa. Afinal, a história inicial da saga é contada no longa Jujutsu Kaisen 0 (leia a crítica).

Com 24 episódios, a 1ª temporada de Jujutsu Kaisen apresenta Yuji Itadori, adolescente dotado de grande força, mas bastante maltratado pela vida. Ao perder seu avô logo no começo na jornada, o protagonista é apresentado aos terrores do sobrenatural. Quer dizer, terrores para os outros – uma vez que, com seu avô, Itadori aprendeu sua força o responsabilizava em proteger os mais vulneráveis. Em uma dessas ocasiões, ele decide ingerir o dedo de Sukuna, conhecido como Rei das Maldições.

Na prática, para você entender melhor, Itadori  faz isso para adquirir mais poder sobrenatural e assim enfrentar a maldição que ameaçava seus colegas de escola. Contudo, o ato não só lhe dá poderes, mas também permite que Sukuna possua o corpo de Itadori  e execute maldades no plano terreno.

Escola de feiticeiros

Esse cenário torna o personagem principal um perigo, bem como um trunfo para a Escola Técnica Superior de Jujutsu de Tóquio. Primeiro, a instituição de ensino decide eliminá-lo. No entanto, graças ao voto de confiança do professor Satoru Gojo, o garoto ganha chance de aprender a usar sua maldição para fazer o bem. Gojo, aliás, é um dos destaques do enredo pela atitude irreverente e debochada, mas também por esconder um grande poder que não o deixa temer nada.

O núcleo principal é composto por outros dois alunos do primeiro ano da escola: Megumi Fushiguro e Nobara Kugisaki. O menino, de comportamento soturno, é capaz de conjurar maldições em forma de animais. Já a impetuosa moça utiliza de ferramentas encantadas como martelos e pregos para combater assombrações. Os veteranos Maki Zen’in (especialista em armas), Toge Inumaki (que dispara feitiços pela voz) e o Panda (cadáver amaldiçoado) também participam.

Na trama, os feiticeiros são separados em quatro graus. Então, os feiticeiros de 3º grau são considerados os mais fracos. A escala sobre para o segundo e primeiro graus. O grau especial é o mais elevado nesse ranking – Gojo está nele.

Conselho de vilões

Além do tom introdutório – uma vez que a 1ª temporada do anime estreou antes do longa –, Jujutsu Kaisen trabalha com uma variedade antagonistas. Mahito é um dos primeiros a oferecer ameaça, trazendo consigo as maldições Jogo, Hanami e Dagon, com o objetivo de erradicar a humanidade. Entretanto, o verdadeiro vilão é Kenjaku, que assume o forma de Suguru Geto – antigo amigo e adversário de Satoru Gojo. É Kenjaku quem orquestra os eventos mais importantes da temporada.

Enquanto o mangá tem sido publicado pela Panini no Brasil, você pode assistir ao anime na Crunchyroll. A 1ª temporada lançada em 2020 está completa no streaming e 2ª temporada acabou de estrear!

Next Post

"Xuxa: O Documentário" revela derrotas e triunfos da Rainha dos Baixinhos

Cercado por polêmicas, revelações, encontros marcantes e muita sinceridade, Xuxa, O Documentário nasceu pelas mãos do diretor geral Pedro Bial, com o roteiro de Camila Appel, em uma tentativa de destrinchar o caminho até o estrelato de Xuxa Meneghel. Disponível no Globoplay a partir desta quinta-feira (13), a produção não […]