Conhecido por filmes em que sempre interpreta um cara solitário, com treinamento militar, que faz sucesso com as mulheres e tem um passado obscuro, Jason Statham está de volta com um longa que… Bom, que tem uma sinopse parecida com essa. Em Infiltrado (Wrath of Man, EUA/Reino Unido, 2021), o casca grossa reedita a parceria com Guy Ritchie – diretor com quem atuou em Snatch: Porcos e Diamantes e Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes.
Baseada no filme francês Assalto ao Carro Forte (2004), a produção que está em cartaz nos cinemas brasileiros acompanha Patrick Hill (Statham), um homem misterioso que começa a trabalhar em uma empresa de carros-fortes que movimenta grandes quantias por Los Angeles. No entanto, quando impede um assalto demonstrando incríveis habilidades de combate, o personagem apelidado de “H” começa a levantar suspeitas de seus colegas e do público.
Com 1h59 de duração, o título – cujo roteiro foi adaptado por Ivan Atkinson e Marn Davies junto de Guy Ritchie (isto é, a mesma equipe criativa de Magnatas do Crime) –, aos poucos começa a revelar que H tem um plano muito bem-estruturado. Entre a narrativa no presente e alguns flashbacks, Ritchie desenrola as motivações do protagonista diante dos olhos do telespectador, numa experiência cheia de reviravoltas e clima tenso que não acaba.
Duelo de titãs
Quem curte ação sabe que o filme só vale a pena se o personagem principal encara um adversário à altura. E aqui o quadro de antagonistas é recheado de brutamontes, como: Jeffrey Donovan (Burn Notice), Scott Eastwood (Velozes & Furiosos 8) e Laz Alonso (The Boys). Nomes que credenciariam a obra para exibição no pay-per-view de lutas. Completam o elenco Andy Garcia (O Poderoso Chefão III), Josh Hartnett (Penny Dreadful) e Holt McCallany (Mindhunter).
Ação competente com direção inspirada, Infiltrado é uma ótima opção para quem busca adrenalina nas telonas.