Halo vai além jogo de tiro em sua 1ª temporada

Carlos Bazela
Halo vai além jogo de tiro em sua 1ª temporada

Como comentamos nas primeiras impressões, Halo, série baseada na franquia de games de mesmo nome, chegou com exclusividade ao catálogo do Paramount+, decidida a contar uma história diferente dos jogos e isso ficou claro já nos minutos finais do primeiro episódio – quando Master Chief remove seu capacete (algo nunca feito nos games), revelando o rosto de Pablo Schreiber (Orange is the New Black).

Mas, o seriado, felizmente, também segue rumos diferentes do que deixa entender no final do capítulo piloto, no qual o protagonista foge com a jovem Kwan Ha (Yerin Ha, de Reef Break) para entender melhor os pensamentos despertados pelo artefato do planeta Madrigal.

Intercalando entre um épico sobre liberdade, no núcleo de Ha e seu planeta, dominado pelo tirano Vinsher Grath (Burn Gorman, de Círculo de Fogo) e drama militar de conspiração, focando na odisseia do principal soldado Spartan e como as descobertas sobre seu passado podem mudar os rumos da guerra no presente.

Shooter sem tiroteio

Halo é uma franquia de jogos de tiro. Porém, na série, os combates contra o Covenant, a raça alienígena que ameaça a humanidade, ficam em segundo plano, reservados a poucos episódios, o que tem criado antipatia entre os fãs dos games – que já expressaram seu descontentamento desde que viram Master Chief tirar o capacete.

Contudo, por mais contraditória que a ideia de um programa de TV baseado em um shooter ter poucos combates possa parecer, esse direcionamento impede o show de se transformar em um tiroteio desenfreado logo de cara e permite mergulhar em uma trama mais densa, extraindo mais das atuações do elenco. Para o público, fica como ponto alto as interações do Master Chief com a inteligência artificial Cortana – cuja voz é de Jen Taylor, a mesma dos games.

Ambientação acertada

Halo capricha não só nos cenários, como a opulência do planeta Reach, contraponto com a colônia de asteroides comandada pelo pirata espacial Soren (Bokeen Woodbine, da série Fargo) e Madrigal, ambos com seu estilo pós-apocalíptico improvisado.

A série vai bem ao contextualizar um pelotão de Spartans veteranos, que parecem beirar os 30 anos de idade. Assim, as descobertas de Chief, ou John 117 e Kai 125 (Kate Kennedy, de A Midsummer Night’s Dream), os dois soldados que acabam de recobrar emoções, antes suprimidas eletronicamente se tornam mais impactantes. Mostrar a guerra como se não fosse o começo permite revelar como os humanos têm conhecido seu inimigo, procurando aprender um pouco do seu idioma e cultura.

Mulher da ciência

Como drama militar de ficção científica, Halo poderia facilmente cair em armadilhas, como combatentes sem carisma. Mas, além do Master Chief e Kai, Natasha Culzac (Cursed – A Lenda do Lago) e Bentley Kalu (Morbius), não deixam isso acontecer ao entregarem ótimas atuações como Riz 028 e Vannak 134. Já Catherine Halsey (Natascha McElhone, de Californication) se destaca como vilã, ao fugir do estereótipo do “cientista maluco”, que tem uma motivação megalomaníaca, como dominação global e etc..

Ela, como mulher da ciência, é movida pela curiosidade. Halsey deseja ver o final do filme sobre os limites finais da humanidade e qual a sua ligação com o misterioso Halo, ao qual os artefatos achados se conectam e está disposta a manipular quem for preciso e colocar mais de uma espécie em risco para saciar seu desejo.

O que vem por aí

Com um final empolgante em seu 9º episódio, a 1ª temporada de Halo estabeleceu os parâmetros para se transformar em uma ótima saga de ficção científica também na TV, mostrando potencial para repetir o sucesso dos games.

Ainda que, talvez, não para o mesmo público.

Next Post

Defensores da Lei traz Tico e Teco em paródia do show biz

Na década de 1990, a Disney tentou uma abordagem mais contemporânea para alguns dos seus personagens clássicos. Balu virou piloto de avião em Esquadrilha Parafuso, enquanto Tico e Teco resolviam casos muito maiores do que eles em “Defensores da Lei“. Bem-sucedido, o programa trazia o pragmático Tico, com jaqueta de […]
Defensores da Lei traz Tico e Teco em paródia do show biz