Char Aznable é um dos mais conhecidos antagonistas da franquia Gundam. Complexo, o personagem ainda deu origem a diversos outros mascarados de outras séries com os robôs gigantes, sem ligação com a linha do tempo original, cujas principais características em comum são a habilidade em combate e a maestria em manipular os rumos da guerra para atingir seus objetivos.
Entretanto, é o original quem vem à mente quando se fala em vilões memoráveis de Gundam. Especialmente quando falamos das reviravoltas dos episódios finais do anime de 1979 (leia nosso review). Aliás, se você ainda não assistiu, pare esse texto por aqui para evitar spoilers, leia o review e não deixe de conferir este anime.
Com sua identidade verdadeira revelada, bem como o parentesco com Sayla Mass, Char age rápido para concretizar o objetivo de derrubar a família Zabi do poder em Zeon. Entretanto, os motivos da vingança mencionados na reta final de Gundam pareciam profundos demais para ficar só no relato e mereciam algo mais contundente para contar essa história. E foi justamente o que a Sunrise fez com Mobile Suit Gundam: The Origin – Advent of the Red Comet, minissérie em 13 episódios, disponível no Crunchyroll.
Ascensão de Zeon
Em The Origin, vemos os fatos que fizeram a colônia Side 3 declarar independência da Federação da Terra e sua transformação gradativa no Principado de Zeon, após o golpe de estado da família Zabi, que resultou na morte de Zeon Zum Deikun e no governo de Dewing Zabi, apoiado por seus temíveis filhos Kycilia, Sasro, Gihren, Dozle e Garma.
Com a narrativa focada em Casval Rem Deikun e sua irmã Artesia, filhos de Deikun, a história mostra os caminhos diferentes traçados pelos dois irmãos e sua mãe enquanto tentam sobreviver à caçada promovida pelos Zabi.
Assim, o anime ainda aborda todo o plano de Casval para destruir a família que arruinou a sua e como ele se apropria do nome Char Aznable para concretizá-lo e como ele acabou ganhando destaque entre os pilotos de Mobile Suits, se tornando o infame “Cometa Vermelho”, o qual todos temem e respeitam.
Uma nova forma de fazer guerra
Além de conseguir dar mais foco à história de Char e Sayla, Gundam: The Origin ainda traz outros personagens interessantes do anime original, como o carismático Ramba Ral e esposa Hamon ainda antes de se casarem. Outro acerto da minissérie é mostrar como Zeon virou a maré da guerra a seu favor com o desenvolvimento dos Mobile Suits, criados pelo Professor Minovski.
Assim, a vingança de Cassvall tem como trama paralela a criação de uma resposta à altura dos robôs de Zeon uma vez que os Guntanks e os recém-criados Guncannons parecem não ser páreo aos Zakus inimigos. Mas, o secretíssimo Projeto Gundam que está sendo desenvolvido na colônia Side 7 pelo professor Tem Ray pode ser a chance de equilibrar as coisas para a Federação.
Com animação caprichada e mais de uma narrativa correndo em simultâneo, The Origin não só é obrigatória para os fãs da franquia, como tem sucesso em colocar ainda mais camadas na Guerra de Um Ano, revelando que nem todos ao lado de Zeon são a favor de atrocidades cometidas pela nação, como mostra Ramba Ral sobre a destruição de Island Iffish, parte da colônia Side 2, que foi literalmente jogada contra a Terra pelos zeônicos em um ato que causou a morte de metade da população do planeta a médio prazo.
O que é bom dura pouco
O único revés é que o anime parece terminar justamente quando atinge seu ápice. Tudo para não comprometer a história contada décadas antes. Mas, aguçou a vontade de ver um remake da série original com visual atualizado. Com a franquia de volta aos holofotes pela Netflix, quem sabe a Sunrise não se anima e dá esse presente para os fãs?