Dez dias após a demissão de James Gunn (Seres Rastejantes), diretor da franquia Guardiões da Galáxia, por piadas ofensivas feitas em tweets antigos, os atores Chris Pratt (Passageiros), Zoe Saldana (Avatar), Vin Diesel (Velozes e Furiosos), Bradley Cooper (Se Beber, Não Case!), Dave Bautista (Blade Runner 2049), Karen Gillan (Doctor Who), Michael Rooker (The Walking Dead), Pom Klementieff (Old Boy: Dias de Vingança) e Sean Gunn (Gilmore Girls) publicaram uma carta aberta em seu apoio.
Junto com a carta, Chris Pratt, que interpreta Peter Quill, escreveu a seguinte legenda: “Apesar de não apoiar as piadas inapropriadas feitas por James Gunn anos atrás, ele é um bom homem. Eu, pessoalmente adoraria vê-lo como diretor do Volume 3”.
Confira a versão traduzida para o português:
“Para nossos fãs e amigos:
Nós apoiamos James Gunn totalmente. Todos ficamos chocados por sua abrupta demissão na semana passada e intencionalmente esperamos estes 10 dias passarem para podermos pensar, rezar, ouvir e discutir antes de darmos nossa resposta. Neste período, fomos encorajados pelo imenso apoio dos fãs e membros da mídia que desejam ver James ser retornando ao posto de diretor do Volume 3; e desencorajados por aqueles que foram facilmente levados a acreditar nas absurdas teorias da conspiração que o cercam.
Fazer parte da franquia Guardiões da Galáxia tem sido uma grande honra para nossas vidas. Não podemos deixar este momento passar sem expressar nosso amor, apoio e gratidão por James. Não estamos aqui para defender suas piadas feitas há muitos anos, mas para compartilhar nossa experiência tendo passado tantos anos no set fazendo Guardiões da Galáxia e Guardiões da Galáxia Vol. 2. O caráter que ele vem demonstrando desde sua demissão condiz com o homem que ele era todos os dias no set, e acreditamos que seu pedido de desculpas, de agora e de anos atrás quando ele comentou as publicações inicialmente, é de coração, um coração que todos conhecemos, confiamos e amamos. Ele mudou nossas vidas para sempre ao selecionar cada um de nós para o ajudar a contar a história destes marginais que encontram redenção. Nós acreditamos que o tema da redenção nunca foi tão relevante quanto neste momento.
Cada um de nós espera trabalhar com o nosso amigo James novamente. Sua história ainda não terminou – não mesmo.
Existem poucos processos corretos no tribunal da opinião pública. James não será a última boa pessoa a ser julgada. Levando em consideração a crescente polarização política em nosso país, é seguro dizer que casos assim continuarão a acontecer, ainda que esperemos que os estadunidenses de todo o espectro político possam diminuir o assassinato de caráter e parem de alimentar a mentalidade de linchamento.
Esperamos que o que aconteceu possa servir como exemplo para que todos nós percebamos a enorme responsabilidade que temos, para conosco e para com os outros, em relação ao uso que damos às palavras quando as cravamos nas pedras digitais; esperamos que nós, enquanto sociedade, possamos aprender a partir desta experiência e que, no futuro, possamos pensar duas vezes antes de decidir o que queremos expressar; e que o aprendizado possa alimentar nossa capacidade de curar e ajudar ao invés de machucar uns aos outros. Obrigado por ler nossas palavras.
Os Guardiões da Galáxia.”