Gavião Arqueiro e Soldado Invernal têm química em HQ

Carlos Bazela
Gavião Arqueiro e Soldado Invernal têm química em HQ

Clint Barton é um dos membros mais carismáticos dos Vingadores. Mesmo sem poderes, o Gavião Arqueiro vem crescendo em popularidade na Marvel – grande parte por conta das histórias de Matt Fraction e David Aja (leia nosso review) – e isso, também tem acontecido nas telas. Depois do personagem receber bastante espaço em A Era de Ultron e Ultimato, uma série focada em suas aventuras com Kate Bishop chegou ao Disney+.

Essa migração em peso dos quadrinhos para as telas abre um enorme leque de possibilidades de crossovers e, se contarmos somente as produções focadas no streaming da Casa do Mickey, um bem possível de acontecer seria entre o Gavião Arqueiro e o Soldado Invernal. Mas, isso daria uma boa história?

Bem, se depender da edição especial Contos de Suspense: Gavião Arqueiro e Soldado Invernal, publicada pela Panini. A HQ, que tem roteiro de Matthew Rosenberg, ilustrações de Travel Foreman e cores feitas por Rachelle Rosenberg, traz, inclusive uma premissa bem conhecida dos fãs da Marvel no cinema: Natasha Romanoff, a Viúva Negra, está morta. Mas, Barton tem motivos suficientes para acreditar que esse estado da espiã russa não é tão permanente assim.

E, por “motivos”, entenda alguém que está matando chefões do crime organizado e outros espiões com um estilo que o faz lembrar muito de sua melhor amiga. O que é o suficiente para fazê-lo se aliar com outro personagem que também tem um passado com ela em busca de respostas: Bucky Barnes, o Soldado Invernal.

Thriller de espionagem

O gibi acerta no roteiro, com pegada de espionagem, que inclui uma rede de assassinos internacionais e a misteriosa Sala Vermelha, o programa que originou Natasha Romanoff e Yelena Belova, a segunda Viúva Negra dos quadrinhos, vivida por Florence Pugh no filme solo da heroína. E na arte, trazendo os dois personagens em caracterizações semelhantes às suas versões em carne e osso.

O mais interessante, entretanto, é a dinâmica dos dois heróis, que passa para o leitor a incerteza de não saber em qual dos dois confiar ou mesmo de estar junto com eles seguindo uma pista errada, que pode ser muito mais uma obsessão do Gavião Arqueiro, que se recusa a aceitar a morte de sua companheira de aventuras.

No fim, o que temos é um quadrinho empolgante, que não economiza na ação e ainda poderia muito bem servir como base não só para uma aventura entre os dois e Yelena Belova, em uma aventura exclusiva para o Disney+, como funcionaria para fundar os alicerces de um possível retorno da espiã ruiva em live-action, caso Scarlett Johansson decidisse voltar ao papel.

Next Post

Gundam Zeta e a aurora dos Newtypes

Nos últimos episódios de Mobile Suit Gundam (veja nossa crítica), as percepções de Amuro sobre os outros ao seu redor começam a mudar. Ele estava começando a desenvolver um sexto sentido, mas a série acaba antes que essa habilidade – e esse arco – sejam propriamente desenvolvidos. As resposta para […]
Gundam Zeta e a aurora dos Newtypes