Enola Holmes 2 constrói enredo sobre temas feministas

Enola Holmes 2 constrói enredo sobre temas feministas

Em 2020, a Netflix lançou sua primeira adaptação dos livros de Nancy Springer. Dois anos depois, Enola Holmes 2 chega ao streaming, trazendo de volta Millie Bobby Brown (Stranger Things) como Enola e Henry Cavill (The Witcher) como seu irmão mais velho, Sherlock. Agora com uma protagonista mais madura, o filme traz um enredo envolto em temas históricos importantes e uma pitada de sororidade às aventuras sherlockianas.

Saindo da sombra do irmão

Após os acontecimentos do primeiro longa, Enola Holmes (Brown) está concentrada em abrir seu próprio negócio como detetive particular, mas, para seu pesar, a maioria das pessoas que surgem em seu escritório parecem estar preocupadas apenas com Sherlock. Com o aparente fracasso do empreendimento, a jovem detetive já está pronta para pendurar as chuteiras (ou a Lupa) quando uma garotinha pede ajuda para encontrar sua irmã desaparecida.

Ao aceitar o caso, Enola se vê envolta em um caso de exploração trabalhista e segredos corporativistas, fatos recorrentes na Inglaterra do fim do século XIX.

Paralelamente, o resoluto Sherlock está investigando um caso de fraude e extorsão que deixa até mesmo o maior dos detetives com dificuldade, mas isso até Enola, em sua investigação, retornar a sua vida e os casos de ambos acabarem se encontrando, dando a oportunidade de os dois irmãos trabalharem juntos, como iguais.

Baseado em acontecimentos reais

O mistério principal do filme é baseado em um caso real de exploração trabalhista ocorrido na Inglaterra em 1888. No episódio, Sarah Chapman, que está na produção interpretada por Hannah Dodd (Anatomy of a Scandal), denunciou às autoridades os abusos sofridos pelas trabalhadoras da fábrica Bryant & May, o que gerou uma greve de trabalhadoras – conhecidas como Match Girls.

Além das más condições de trabalho, as trabalhadoras protestavam contra as jornadas de trabalho longuíssimas da época e a obrigação de trabalharem expostas ao fósforo branco, extremamente prejudicial à saúde.

Ao misturar aspectos reais da luta feminista na Inglaterra com a narrativa detetivesca da saga de Holmes, o título constrói uma narrativa empolgante que prende a atenção do espectador com os mistérios que Enola deve encarar para resolver seu caso e com fatos históricos importantes, que ajudam a enriquecer o enredo e seus personagens, alcançando novos públicos.

Enola Holmes 2 está disponível no catálogo da Netflix e conta com uma impactante cena pós-créditos, que cria expectativas para o futuro da franquia.

Next Post

Guerra Secreta: saga marcada por espionagem e intrigas

Com uma história focada em assuntos políticos, Guerra Secreta, da Marvel Comics, envolve super-heróis famosos da editora em um conflito internacional que ameaça a segurança dos Estados Unidos.  Relançado no Brasil recentemente na linha Marvel Essenciais, da Panini, o arco escrito por Brian Michael Bendis e ilustrado por Gabrielle Del’ […]