Na sequência de Vingadores: A Queda, a saga Dinastia M (“House of M”, título original) foi publicada em 2005, como uma minissérie escrita por Brian Michael Bendis e ilustrada por Olivier Coipel. A obra mostra os Heróis Mais Poderosos da Terra, após viverem seu dia mais sombrio, tendo que decidir o destino de Wanda Maximoff. E, para sobreviver, a Feiticeira Escarlate remodela a realidade, criando um mundo utópico governado pelos mutantes.
Seja no mundo “normal” ou naquele modificado por Wanda, a história engloba personagens das equipes dos Vingadores e X-Men, juntando figuras como Homem-Aranha, Wolverine, Ciclope, Professor X, Miss Marvel, Falcão, Doutor Estranho, Capitão América, Magnum, Magneto, Mercúrio, Kitty Pryde e Emma Frost. Ao longo das oito partes da história, personagens como Pantera Negra, Doutor Destino e Mística também dão as caras.
Aqui no Brasil, a narrativa chegou em edições mensais, encadernada e capa dura de luxo pela editora Panini, assim como na coleção de encadernados de capa preta da Salvat.
Utopia mutante
Junto de Magneto e Mercúrio, Feiticeira Escarlate faz com que os heróis da Marvel acordem dias de uma Terra regida pela Dinastia Magnus, na qual Wanda e sua família comandam inclusive a S.H.I.E.L.D., que tem Wolverine como seu principal agente. Aliás, é Wolverine o primeiro a enxergar que algo está errado e inicia assim uma jornada para abrir os olhos de seus antigos parceiros, que agora levam vidas um tanto diferentes do nos acostumamos a acompanhar.
Na prática, o que se vê pelo planeta são mutantes andando em maioria, livres, felizes e seguros, mesmo que sob reinado de Magneto, que escondeu Charles Xavier. Neste cenário, agora em minoria, heróis “homo sapiens” encaram alguns níveis de preconceito e desconfiança, passando a viver na clandestinidade. E isso, claro, inicia uma certa rivalidade entre a espécie antes dominante da Terra com os agora soberanos “homo superior”.
Pobre Peter Parker
Enquanto Wolverine empreende uma caçada à Wanda Maximoff, um dos destaques da trama é a jornada de Peter Parker. O Homem-Aranha, além de ter sua identidade revelada e ser famoso, está casado com Gwen Stacy, tem um filho, Richie Parker, e tem os tios Ben e May ainda vivos. No entanto, quando lembra de todas as tragédias de sua vida anterior, o Aracnídeo sofre para lidar com tudo isso e aceitar a vida recente com Mary Jane Watson.
Longe de ser a melhor saga da Marvel Comics, Dinastia M se faz importante por reimaginar os personagens da Casa das Ideias fora do lugar comum, mas principalmente pela sua conclusão, que escreve um novo e adverso capítulo na história dos mutantes.