Kang, o Conquistador é a próxima grande ameaça do MCU. Sua jornada começará em Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, prometendo chegar ao clímax em Vingadores: A Dinastia Kang, que tem previsão de estreia para 2025.
Como um adversário que manipula o tempo, a linha cronológica de Kang não é linear como a de outros vilões. O personagem fez sua primeira aparição nas histórias do Quarteto Fantástico em 1963, mas sob o pseudônimo do faraó Rama-Tut. Ele se revelou como Kang apenas um ano depois, em Vingadores Nº 8. Confuso, né? Mas não se preocupe, nós explicamos.
História de origem
Nascido no século 31, Kang já foi conhecido por muitos nomes, (como Immortus e Rapaz de Ferro). Mas o primeiro nome de Kang é Nathaniel Richards, sendo um possível descendente distante de Reed Richards, o Senhor Fantástico.
Como cientista, Nathaniel em algum ponto de sua vida começou a estudar o tempo, fazendo experiências com o conceito de cronologia e acabou parando no Egito Antigo. Então, preso no passado, Nathaniel adota o nome de Rama-Tut para tentar retornar ao seu tempo original. Nesse período, Kang teve como adversário ninguém menos que En Sabah Nur, que viria a se tornar o temível Apocalipse.
Tentando voltar para a sua linha do tempo original, Kang acaba ficando preso no século XX, e se torna inimigo dos Vingadores, do Quarteto Fantástico e até dos X-Men.
Os muitos nomes de Kang
Como dito por “Aquele que Permanece”, ao final da 1ª temporada de Loki, o Conquistador tem muitos nomes e ainda mais “variantes”. A mais conhecida é a de Kang, surgida na metade da vida de Nathaniel Richards. Assim, é nessa fase que o antagonista tem seus conflitos com os heróis.
Contudo, existe uma variante mais idosa e “pacífica” de Kang, denominada de Immortus. Essa versão se dedica principalmente a estudar as linhas do tempo e não mais conquistá-las. Outra versão menos vilanesca de Kang é o Rapaz de Ferro que, inclusive, chegou a se unir aos Jovens Vingadores.
Com o intuito de que os planos de conquista começassem mais cedo em sua vida, Kang viaja para encontrar sua versão mais jovem e mostrar o que viria em seu futuro. Porém, o efeito foi reverso e o que aconteceu foi que Nathaniel ficou horrorizado com o que se tornaria. O jovem, então, viaja ao passado e se une aos Jovens Vingadores, buscando fugir do destino em que se torna Kang.
No entanto, em A Cruzada das Crianças, o ataque do Doutor Destino a Cassie Lang faz com que Nathaniel entre em desespero para salvá-la e, com isso, siga o caminho que o transformou em Kang ao viajar ao passado para evitar a morte da amada.
Existem muitas versões suas espalhadas pelo multiverso. Algumas delas formaram o que é chamado de “Conselho dos Kangs“, algo parecido com a cidadela dos Ricks, de Rick e Morty. Esse Conselho acaba derrotado por sobreviventes de diversas linhas temporais e uma variante do próprio Kang.
Habilidades
Por mais que seja um adversário cheio de recursos, Kang não possui poderes. Entretanto, compensa tendo acesso a uma gama enorme de armas futuristas. Sua armadura permite que salte no tempo quando quiser e também lhe dá superforça, além de disparar rajadas de energia pelas suas manoplas. Mesmo sem habilidades especiais, ele é um mestre em estratégias com inteligência desbalanceada, o que o torna um adversário formidável.
Aparições multimídia
O vilão já apareceu em diversas mídias dos Vingadores. As mais recentes são a animação Vingadores: Os Super Heróis Mais Poderosos da Terra, dos episódios 17 a 19 da 1ª temporada, e no episódio 23, onde derrota os Vingadores e o Homem-Aranha, Luke Cage, Coisa, Punho de Ferro e Wolverine se unem para enfrentá-lo. O Conquistador também está na série animada sucessora, Os Vingadores Unidos.
O personagem também faz uma breve aparição no desenho X-Men: Evolution, como Rama-Tut.