O anime clássico de Gundam (leia o review) apresentou para o mundo a rivalidade entre o jovem Amuro Ray e Char Aznable. Com espaço para desenvolver ambos em suas trajetórias por caminhos opostos da Guerra de Um Ano, a série original preparou terreno para colocá-los lado a lado em Gundam Zeta.
Contudo, o filme Char Contra Ataca!, lançado em 1988 e disponível no catálogo da Netflix, mostrou que os tempos de paz entre os dois soldados não devia perdurar. À frente de Neo Zeon, a tentativa de reerguer o império que sua família sonhou, Char permanece em ataque à Terra e à Federação.
Novos tempos, mesmo Char
No longa, que se passa 13 anos após a saga original, Char está mais obstinado do que nunca e não esconde mais seu rosto atrás de um capacete ou visor. Seguindo o que já se propunha em “Gundam Zeta” ele se coloca como farol na luta dos moradores do espaço por independência.
Em sua cruzada pelos colonos, Char está pronto para repetir horrores dos conflitos passados, enquanto planeja atirar no planeta o asteroide Axis, antigo refúgio dos sobreviventes da primeira guerra e berço de Neo Zeon – como vimos em ZZ Gundam.
Contudo, em seu caminho está Amuro. Amadurecido e consciente de seu papel como o único capaz de impedir que Char concretize seu plano, o rapaz usa seus talentos como “newtype” e os recursos da federação para criar uma nova armadura: o Nu Gundam, recurso essencial para rivalizar em combate com o Sazabi de Char.
Mensagem ecológica
Com ares de desfecho, “Char Contra Ataca!” encerra o duelo entre ele e Amuro de forma surpreendente e imprevisível, entregando a luta que os fãs da franquia esperam desde 1979. Como é comum na série Gundam, o filme também faz com que o espectador tenha dificuldade em tomar lados.
Afinal, mesmo que o regente de Neo Zeon esteja pronto para jogar um asteroide na Terra, não há como discordar que o planeta é conduzido por um governo corrupto e que tudo que a humanidade fez até então foi polui-lo.
Sementes plantadas
“Char Contra Ataca!” ainda é a oportunidade que temos para conhecer melhor Hathaway Noa, filho do capitão Bright Noa, e estrela da nova trilogia de filmes, que se iniciou em Gundam Hathaway, também já disponível na Netflix e que deverá se estender por dois outros longas a serem anunciados em breve.