Situado entre os dois primeiros filmes dos Vingadores, Capitão América: O Soldado Invernal marcou o debute dos Irmãos Russo na direção do Universo Cinematográfico Marvel – vale lembrar que a dupla, posteriormente, comandou a sequência, Guerra Civil, e o apogeu da Marvel Studios em Guerra Infinita/Ultimato. Lançado em 2014, o título avançou na construção do núcleo do personagem vivido por Chris Evans, que resultou em Falcão e o Soldado Invernal, cuja 1ª temporada está disponível no Disney+.
Baseado na saga de quadrinhos homônima, com roteiro de Ed Brubaker e arte de Steve Epting, o longa mostra o Capitão América (Evans) literalmente tentando se adaptar aos novos tempos, tendo em vista que ele precisou voltar à ativa, de supetão, após passar 70 anos congelado para se juntar aos Super-heróis Mais Poderosos da Terra. Porém, Steve Rogers logo descobre que o mundo atual também tem seus problemas e que seu passado não ficou para trás como esperava.
Reencontrando o passado
Enquanto vê seu grande amor, Peggy Carter (Hayley Atwell), já idosa e adoentada, o Sentinela da Liberdade se encontra num jogo de espionagem dentro da própria S.H.I.E.L.D., que ainda sofre com a infiltração de agentes da HIDRA, o que resultou no “Projeto Insight” (uma rede de aero porta-aviões programada para eliminar alvos potencialmente perigosos). Ao investigar o caso, Nick Fury (Samuel L. Jackson) se torna alvo de um lendário assassino soviético.
Acontece que a máquina de matar conhecida como Soldado Invernal é, na verdade, Bucky Barnes (Sebastian Stan), melhor amigo de Steve em sua juventude. Cabe ao protagonista investigar como Bucky sobreviveu todo esse tempo e como detê-lo em sua cruzada sanguinária.
Fazendo novas amizades
Nesta segunda aventura surgem vilões como Batroc, o Saltador (o lutador Georges St-Pierre) e Ossos Cruzados (Frank Grillo), o que leva Steve a trabalhar com parceiros. A primeira é sua colega de Vingadores e SHIELD, a Viúva Negra (Scarlett Johansson) – apesar da dúvida se a espiã é confiável ou não. Além dela, temos Sam Wilson/Falcão (Anthony Mackie), um ex-militar especialista em resgate aéreo que anos depois herdaria o escudo de vibranium.
Para completar, a produção apresenta Sharon Carter (Emily VanCamp), conhecida na SHIELD como Agente 13 e que é ninguém menos que a sobrinha de Peggy Carter. Apesar do histórico familiar complicado, ela se torna o novo interesse amoroso de Steve.
Mais ação, mais política
Dentre todos os filmes lançados pela Marvel até aqui, este é um dos títulos em que as cenas de ação mais se destacam, demonstrando intensidade e grandiosidade – resultado de um trabalho caprichado do elenco e dublês –, fator que ressalta a pegada séria da obra. Outra questão importante é o debate sobre o respeito à liberdade, pelo qual Steve Rogers aceita encarar qualquer um.