O Batman dirigido por Matt Reeves (Cloverfield: Monstro), que marca a estreia de Robert Pattinson (O Farol) sob o capuz, já está nos cinemas dividindo as críticas (leia a nossa aqui). E, quem conferiu o longa do Homem-Morcego provavelmente encontrou diferenças nessa versão em relação ao que conhecia sobre o personagem. No entanto, tudo que está ali tem uma origem nos quadrinhos e nós contamos para você a seguir! E, se ainda não assistiu ao filme, já avisamos que teremos SPOILERS daqui em diante:
Batman: Terra Um
O principal fio condutor do filme de Matt Reeves vem da linha do tempo alternativa conhecida como Terra Um. Essa série de HQs, atualmente em curso e publicada aqui pela Panini, se destaca pela abordagem mais realista do herói, desenvolvida nos roteiros de Geoff Johns e na arte de Garry Frank, Jonathan Sibal e Brad Anderson.
Em Terra Um, temos um vigilante em início de carreira, que ainda busca alento pela morte dos pais na vingança e, à medida que se entranha no submundo de Gotham, acaba descobrindo o que a cidade tem de pior. E isso inclui o passado conturbado de sua família, que reúne não só o nome o Wayne, mas os Arkham, por parte de sua mãe, Martha.
A dinâmica menos fraternal entre o Alfred vivido por Andy Serkis (“O Senhor dos Anéis“) e o Bruce Wayne de Pattinson também vem desse gibi. Assim como as boas reviravoltas da história, que mantém o leitor grudado nas páginas do início ao fim.
Batman: O Longo Dia das Bruxas
A história, escrita por Jeph Loeb e com arte de Tim Sale, recebeu uma edição definitiva em 2020 publicada aqui pela editora Panini e também empresta elementos ao novo Batman da telona.
É daqui que vemos a ideia principal da trama: um Morcegão iniciante caçando um serial killer que vem eliminando figuras corruptas e do alto escalão de Gotham. A relação entre a Mulher-Gato de Zoë Kravitz (X-Men: Primeira Classe) com o mafioso Carmine Falcone (John Torturro, de Transformers) é outro conceito estabelecido nesta HQ.
Batman: Ano Zero
Ambientada durante Os Novos 52, Ano Zero faz parte da temporada do roteirista Scott Snyder e do desenhista Greg Capullo a frente do Batman. Nessa história, conhecemos os passos de Bruce Wayne até que ele se tornasse o herói mascarado vestido de morcego para retomar o controle de uma Gotham em estado de sítio e dominada pelo Charada.
Para se ter uma ideia, o astuto vilão conseguiu isso causando enchentes que assolaram a cidade e deixaram boa parte dela embaixo d’água. O que foi nada menos que um dos movimentos mais ousados do filme de Matt Reeves.
Histórias atuais
Ao ler essas 3 HQs, fica claro que a nova franquia do Batman nos cinemas está se erguendo sobre ótimas histórias contemporâneas. Por isso, vale ficar de olho no que saiu recentemente sobre o personagem para arriscar os palpites do que teremos na sequência.
O que vem por aí? Corte das Corujas? Fim de Jogo? As apostas já estão abertas.