Batman: 3 quadrinhos que influenciaram o novo filme

Carlos Bazela

O Batman dirigido por Matt Reeves (Cloverfield: Monstro), que marca a estreia de Robert Pattinson (O Farol) sob o capuz, já está nos cinemas dividindo as críticas (leia a nossa aqui). E, quem conferiu o longa do Homem-Morcego provavelmente encontrou diferenças nessa versão em relação ao que conhecia sobre o personagem. No entanto, tudo que está ali tem uma origem nos quadrinhos e nós contamos para você a seguir! E, se ainda não assistiu ao filme, já avisamos que teremos SPOILERS daqui em diante:

Batman: Terra Um

O principal fio condutor do filme de Matt Reeves vem da linha do tempo alternativa conhecida como Terra Um. Essa série de HQs, atualmente em curso e publicada aqui pela Panini, se destaca pela abordagem mais realista do herói, desenvolvida nos roteiros de Geoff Johns e na arte de Garry Frank, Jonathan Sibal e Brad Anderson.

Em Terra Um, temos um vigilante em início de carreira, que ainda busca alento pela morte dos pais na vingança e, à medida que se entranha no submundo de Gotham, acaba descobrindo o que a cidade tem de pior. E isso inclui o passado conturbado de sua família, que reúne não só o nome o Wayne, mas os Arkham, por parte de sua mãe, Martha.

A dinâmica menos fraternal entre o Alfred vivido por Andy Serkis (“O Senhor dos Anéis“) e o Bruce Wayne de Pattinson também vem desse gibi. Assim como as boas reviravoltas da história, que mantém o leitor grudado nas páginas do início ao fim.

Batman: O Longo Dia das Bruxas

A história, escrita por Jeph Loeb e com arte de Tim Sale, recebeu uma edição definitiva em 2020 publicada aqui pela editora Panini e também empresta elementos ao novo Batman da telona.

É daqui que vemos a ideia principal da trama: um Morcegão iniciante caçando um serial killer que vem eliminando figuras corruptas e do alto escalão de Gotham. A relação entre a Mulher-Gato de Zoë Kravitz (X-Men: Primeira Classe) com o mafioso Carmine Falcone (John Torturro, de Transformers) é outro conceito estabelecido nesta HQ.

Batman: Ano Zero

Ambientada durante Os Novos 52, Ano Zero faz parte da temporada do roteirista Scott Snyder e do desenhista Greg Capullo a frente do Batman. Nessa história, conhecemos os passos de Bruce Wayne até que ele se tornasse o herói mascarado vestido de morcego para retomar o controle de uma Gotham em estado de sítio e dominada pelo Charada.

Para se ter uma ideia, o astuto vilão conseguiu isso causando enchentes que assolaram a cidade e deixaram boa parte dela embaixo d’água. O que foi nada menos que um dos movimentos mais ousados do filme de Matt Reeves.

Histórias atuais

Ao ler essas 3 HQs, fica claro que a nova franquia do Batman nos cinemas está se erguendo sobre ótimas histórias contemporâneas. Por isso, vale ficar de olho no que saiu recentemente sobre o personagem para arriscar os palpites do que teremos na sequência.

O que vem por aí? Corte das Corujas? Fim de Jogo? As apostas já estão abertas.

Next Post

Ultraman mantém essência japonesa em HQ da Marvel

Como atualizar um ícone japonês no ocidente e manter sua essência? A Marvel matou a charada em A Ascensão de Ultraman, HQ publicada aqui pela Panini, que inicia uma uma nova história para uma das mais famosas franquias de tokusatsu do mundo. Na obra, escrita por Kyle Higgins e Matt […]
Ultraman mantém essência japonesa em HQ da Marvel