Universo Guará: Santo, Pérola e Os Desviantes se juntam a O Doutrinador

Após o sucesso de O Doutrinador nas HQs, no cinema e, em breve, em sua série de TV, a Guará Entretenimento realizou o lançamento dos novos quadrinhos de seu universo compartilhado: Santo, Pérola e Os Desviantes, criações da dupla Luciano Cunha e Gabriel Wainer. A ideia é que as histórias contadas pelo Universo Guará possam ser adaptadas para outras mídias, seguindo os passos do Doutrinador – e das gigantes Marvel e DC Comics!

Ao folhear pela primeira vez as três novas revistas, fica claro que o projeto gráfico desenvolvido por Cunha é tão bom e atrativo quanto o de qualquer editora internacional. A principal diferença fica por conta do preço: com apenas 10 reais você pode levar qualquer uma das três novas criações da Guará.

Pérola vai desbravar o Brasil como nenhum homem jamais conseguiu, mas que todas as mulheres já tiveram vontade. (Foto: Guará Entretenimento)

Os personagens também são atrativos, já que são 100% brasileiros e conseguem te trazer para dentro da história com muita facilidade. E, enquanto O Doutrinador retratava os problemas em nosso governo, estes novos gibis esfregam na nossa cara as diversas falhas que a nossa sociedade ainda sustenta.

Salvo pelas pitadas de ficção científica, a realidade mostrada em Pérola é muito próxima da de muitas brasileiras, que precisam testar seus limites e desafiar seus traumas para que possam levar uma vida digna com quem amam.

Em Santo, a intolerância religiosa é trabalhada enquanto o personagem principal, Salvador Sales, aprende a lidar com suas habilidades mediúnicas. E, com Os Desviantes, a história mais fantasiosa das três, ainda podemos identificar várias tribulações causados pela desigualdade social.

Em meio a guerra entre luz e sombras, Salvador se acha na luta contra falsos profetas. (Foto: Guará Entretenimento)

A maior conquista é que todas as revistas abordam questões sem levantarem bandeiras políticas ou se desviarem de suas histórias principais, que continuam sendo originais e nos deixam com vontade de comprar os próximos números. Entretanto, as narrativas deixam a desejar em alguns períodos. Personagens importantes são apresentados de forma rasa e certas passagens acontecem tão depressa que você precisa reler a página para entender melhor o ocorrido.

Outro puxão de orelha vai para a revisão de texto, que peca em vários momentos.

Os Desviantes apresenta uma guerra civil ideológica-tecnológica, onde voltar para casa será uma aventura épica. (Foto: Guará Entretenimento)

Mesmo assim, o Universo Guará era exatamente o que o mercado nacional de quadrinhos precisava para lembrar que podemos competir com as editoras gringas e criar nossos próprios heróis de sucesso, com potencial para estrelar séries de TV e as sonhadas trilogias cinematográficas.

A Guará Entretenimento está iniciando sua jornada com passos largos. E nós só podemos desejar muito sucesso e que outros autores se inspirem nesses personagens para iniciarem suas próprias jornadas. O Brasil agradece.

Comentários
Avatar

Daniel Generalli

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo, nerd de nascimento e ganhador do troféu HQMix pelo TCC "Vozes e Traços - O Novo Cenário Brasileiro de HQs".

Comentários estão fechados.