Entrevista: Set designer Daniela Medeiros fala sobre trabalho para Marvel

Para quem aprecia a sétima arte, é comum imaginar como seria trabalhar em Hollywood depois de assistir a grandes produções do cinema. A curitibana Daniela Medeiros sabe bem como é isso, tendo atuado como set designer de Thor: Ragnarok e Homem-Formiga e a Vespa, ambos títulos da Marvel Studios. “Tenho trabalhado constantemente e apesar de ser uma vida intensa e cansativa, é gratificante. Cada vez gosto mais e quero mais desafios e oportunidade de criar mundos diferentes”, diz ela, a respeito de sua experiência na indústria norte-americana.

Com cerca de 6 anos de carreira e experiência no Brasil, Austrália e Estados Unidos, Daniela Medeiros é responsável pelo designer de sets de filmagem, desde a conceituação, criação, modelagem em 3D e detalhamento construtivo. Formada em Arquitetura e Design, a brasileira de 30 anos também tem suas invenções em outros longas-metragens bastante cultuados pelo público nerd, como o terror A Freira e a ficção científica Godzilla II: Rei dos Monstros (prevista para estrear em 30 de maio), além de assinar os dois sucessos da Marvel.

Daniela Medeiros conheceu a atriz Millie Bobby Brown. “Uma querida”. (Foto: Divulgação)

“Sempre gostei disso, acompanhava animes, desenhava mangás, joguei muito videogame e cresci lendo Harry Potter e revistas em quadrinhos”, destacou Daniela, que comemora por ter sua jornada profissional ligada a temas queridos que fizeram parte de seu desenvolvimento. “Sempre que sai alguma coisa, vou atrás de assistir logo. E, agora trabalhando nos filmes, adoro!”, completou ela. Geek assumida, a set designer atualmente acompanha as séries The Walking Dead, Game of Thrones e Stranger Things.

No terceiro filme de Thor, Daniela pôde usar todo seu conhecimento em histórias em quadrinhos. “Em Thor: Ragnarok, usamos as ilustrações de Jack Kirby como referência visual para Sakaar, tanto cores como formas. Foi uma maneira de homenagear o artista”, afirmou. Daniela também comentou sobre o maior desafio no recente longa do Deus do Trovão. “Com certeza foi a parte de Sakaar! É muito divertido trabalhar nestes mundos distintos e a criatividade corre solta, mas sempre é desafiador e, neste caso, as formas eram bastante complexas”, contou.

Thor: Ragnarok tem visual psicodélico e se passa num planeta caótico. (Foto: Marvel)

Ainda a respeito de Thor: Ragnarok, a set designer declarou: “foi um filme feito com cuidado e, na minha opinião, de forma inusitada e criativa”. “O Taika [Waititi] é um cara ótimo. Divertido, energia boa. Era sempre bacana cruzar com ele pelo estúdio e todo mundo gosta dele, sabe? Eu acho que assim que tem que ser: fazemos arte, temos que trabalhar num clima gostoso”, detalhou. Bom ambiente esse que também é mantido pelo elenco. “Todos os atores que conheci foram simpáticos e parecem gostar muito do que fazem”, ressaltou Daniela.

Já na sequência de Homem-Formiga, Daniela Medeiros descreve uma experiência diferente, porém, muito satisfatória. “Homem-Formiga e a Vespa foi um projeto gostoso de trabalhar, era sempre muito legal ver as maquetes e ilustrações pelo nosso departamento e imaginar como ficariam as proporções no filme”, disse ela. “A maior parte das ilusões são feitas em pós-produção, mas precisamos ter muito, muito cuidado com os detalhes nas partes que serão feitas em câmera para que tudo pareça o mais real possível”, explicou.

Homem-Formiga e a Vespa brinca com proporções e requer criatividade. (Foto: Marvel)

Devido às manifestações vistas nas últimas premiações do cinema, não pudemos deixar de perguntar sobre machismo. “Existe machismo em qualquer lugar e nós mulheres vivemos com isso desde sempre. E a indústria cinematográfica não ficou para trás. Presencio situações machistas em todo projeto”, revelou Daniela Medeiros. No entanto, Daniela relata não ter sofrido qualquer de restrição por ser brasileira atuando nos EUA. “Sobre ser de outro país, nunca senti qualquer tipo de preconceito além daqueles ligados à cultura machista”, afirmou.

Além da continuação de Godzilla, o próximo trabalho de Daniela Medeiros que veremos nos cinemas é Gemini Man, filme do diretor Ang Lee (O Tigre e o Dragão) e com os atores Will Smith (Aladdin) e Clive Owen (Valerian e a Cidade dos Mil Planetas) no elenco.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.