Dia Internacional da Mulher: Super-heroínas que você pode ler hoje

Embora Supergirl e Jessica Jones sejam as protagonistas de suas séries, as super-heroínas seguem minoria na televisão, nos cinemas e, também, nas histórias em quadrinhos. Contudo, neste Dia Internacional da Mulher, o Boletim Nerd homenageia as novas representações femininas e as personagens icônicas que começam ou voltam a surgir entre as HQs publicadas no Brasil, como a Spider-Gwen, Miss Marvel, Thor – A Deusa do Trovão e, claro, a Mulher-Maravilha.

Criada pelo psicólogo e feminista William Moulton Marston, em 1941, a Mulher-Maravilha é a mais famosa heroína de todos os tempos e, apesar de ainda não estrelar uma revista solo, a Princesa Amazona tem suas aventuras inseridas no título Universo DC (Os Novos 52), nas bancas desde junho de 2012. Deste modo, agora na edição 42, a Universo DC narrou a fase de Mulher-Maravilha roteirizada por Brian Azzarello e, a partir de agosto de 2015, passou a contar com as histórias escritas por Meredith Finch.

Dia Internacional da Mulher - Mulher-Maravilha
Esta é a capa de uma das HQs da Mulher-Maravilha com roteiro de Meredith Finch. (Foto: DC Comics)

Mais recente, o gibi Homem-Aranha: Aranhaverso 1 foi lançado em dezembro do ano passado – mas, efetivamente, chegou às bancas e comic shops em janeiro de 2016 – e tem Gwen Stacy como grande destaque, uma vez que ela assume o traje da Mulher-Aranha (ou Spider-Gwen), na trama intitulada Edge of Spider-Verse 2. Neste primeiro número, a moça sente-se culpada pela morte de Peter Parker e decide se tornar a heroína que a cidade de Nova York precisa.

Aos cuidados da editora Sana Amanat, Ms. Marvel – Nada Normal foi apontada como uma das HQs mais importantes dos últimos anos. Inovadora, a obra apresenta a adolescente muçulmana Kamala Khan ao universo dos quadrinhos Marvel, substituindo Carol Danvers como a Miss Marvel. Na estreia desta personagem, o título debate o lugar de uma menina “que subitamente ganha dons extraordinários”, em Nova Jersey, e explora a cultura e os hábitos de uma família que segue a doutrina do Islã.

Dia Internacional da Mulher - Ms. Marvel
Na busca por identidade, Kamala Khan precisa aprender a dominar seus poderes. (Foto: Marvel)

Dando uma verdadeira martelada no machismo, Thor – A Deusa do Trovão, datada de janeiro, integra a linha Novíssimos Vingadores e traz mudanças expressivas para uma revista de maior circulação. Afinal, enquanto Odin demonstra comportamento preconceituoso contra sua esposa, a Mãe Suprema Freya, as leitoras irão ver que Thor não é mais digno de carregar Mjölnir, pois a arma mística pertence a uma nova e misteriosa guerreira.

Dia Internacional da Mulher - Thor A Deusa do Trovão
A Deusa do Trovão provocou alteração até mesmo no feitiço gravado em Mjölnir! (Foto: Xionice)

Fortes, independentes e protagonistas de ótimas histórias, as super-heroínas têm poder na cultura nerd!

Next Post

Disney confirma: Operação Big Hero retornará como série animada

Vencedor do Oscar 2015 na categoria de Melhor Animação e baseado nos quadrinhos da Marvel, Operação Big Hero (Big Hero 6, EUA, 2014) será transformado em uma série de TV animada, que deve chegar ao canal por assinatura Disney XD em 2017. O desenho é produzido por Mark McCorkle, ganhador […]