A saga X de Espadas foi concluída na revista mensal dos X-Men e o BN pôde conferir as 2 primeiras edições por cortesia da Panini. E, agora que você não precisa mais segurar a ansiedade todos os meses e já pode ter as 5 partes que compõem a trama (de X-Men 22 a 26), fizemos um compilado de 10 pontos importantes que você precisa saber para curtir ao máximo essa ótima história dos Filhos do Átomo. Principalmente para quem está longe das HQs atuais dos mutantes.
1. De onde vem a ameaça?
Antes de entrarmos em X de Espadas, é preciso falar de Krakoa, a ilha senciente, apresentada em 2019, que é basicamente um lar para os representantes da espécie homo superior. Dito isso, descobriu-se que Krakoa tem uma uma “terra irmã” em outra dimensão chamada Arakko, povoada por demônios que já tentaram invadir o Universo Marvel convencional antes e foram repelidos, o que causou a divisão da ilha anterior, chamada de Okkara, nas atuais Krakoa e Arakko.
2. Que espadas são essas?
X de Espadas começa quando representantes de Arakko tentam uma nova invasão, mas agora por meio de um torneio que contará com 10 representantes dessa dimensão que irão duelar contra os 10 escolhidos do nosso mundo pelo controle da Terra. As lutas serão feitas com espadas, que estão espalhadas pelo mundo e devem ser encontradas pelos 2 times a tempo do duelo começar. Porém, há mais um obstáculo: uma profecia dá dicas de onde elas estão ao mesmo ponto que indica quem é o mutante que deve empunhá-las na batalha.
3. Heróis e vilões juntos
Ler as primeiras páginas de X de Espadas já dá uma estranheza logo de cara para o leitor que está afastado da cronologia atual dos X-Men: Os pupilos do Professor X – incluindo ele mesmo –, Magneto, Sr. Sinistro, Exodus e até o Apocalipse vivem juntos e em relativa harmonia em Krakoa. Ainda que não sejam totalmente aliados, heróis e inimigos jurados de décadas se reuniram em um conselho para tomar as decisões e o fazem em comum acordo com a própria ilha, cujas palavras são traduzidas pelo mutante Cifra.
4. Mutantes ressuscitam
Em Krakoa, os mutantes prosperaram a tal ponto de conseguir criar novos remédios, os quais compartilham com todo o mundo e outras inovações médicas que incluem a ressurreição. Na ilha, os mutantes Ovos, Hope, Elixir, Proteus e Tempus, conhecidos como Os Cinco, são capazes de recriar vida a partir do material genético deixado pela pessoa. Com o auxílio do Professor X e do Cérebro, que realiza backups da consciência dos mutantes que vivem no local, ressuscitar os mortos é possível.
5. Não se resume aos mutantes
X de Espadas não é só uma grande saga dos X-Men, é um evento com consequência em outros cantos da Marvel. Principalmente no que diz respeito a busca pelas espadas. Para se ter ideia, uma das que deve ser usada pelos guerreiros da Terra é um item sagrado de Wakanda, o que fará Tempestade entrar em atrito com seu ex-marido, o Pantera Negra, estremecendo a relação que estava dando sinais de cura.
6. Velhos conhecidos
Não teria como uma trama tão grande como essa não trazer de volta personagens bem conhecidos dos leitores mais antigos dos X-Men, como o Samurai de Prata, que duela com Wolverine pelo direito de empunhar uma das espadas. Obviamente, Logan não deixa isso barato e mostra o porquê é ele quem deve levar a katana com o nome de Muramasa para o campo de batalha.
7. Tramas paralelas
X de Espadas tem tudo que se espera de uma grande saga em quadrinhos. Há o suspense da incerteza da batalha (afinal, ninguém sabe o que vai acontecer), o clima de aventura estilo RPG enquanto cada herói vai em busca de sua espada e boas histórias dentro do plot principal, como o fato de que estar escalado para lutar com uma espada não significa necessariamente ser um espadachim, como é o caso de Cifra.
8. Material de referência
A Panini caprichou ao organizar as edições que compõem o arco. Entre uma história e outra há textos explicativos sobre alguns dos elementos da história que ajudam ao leitor a não ficar tão perdido na trama. Então, embora seja possível entender o contexto macro da saga, saber de todos os detalhes que levaram a história até ali exige uma boa cota de leitura prévia.
9. Surpresas à espreita
Vale lembrar que, ainda que estejam vivendo juntos, o passado antagonista dos inimigos dos X-Men não foi esquecido. Ou seja, o torneio pode revelar ainda mais surpresas para o time de heróis do que apenas o duelo de espadas contra os soldados de Arakko.
10. Sinal verde para todos
Agora que você já tem mais ou menos uma ideia do que acontece em X de Espadas sem ficar deslocado e sabe que o material de referência das edições é uma ajuda bem-vinda para quem não lê os X-Men há um bom tempo, está liberado para correr atrás das 5 edições que compõem a saga. E quem sabe retomar – ou começar – sua coleção de HQs dos mutantes?