Watchmen: na HBO, série imagina mundo após quadrinho clássico

Principal aposta da HBO para preencher a lacuna deixada pelo fenômeno que foi Game of Thrones, o seriado Watchmen estreia mundialmente no domingo (20/10), às 23h, no canal por assinatura. Como uma livre adaptação dos quadrinhos clássicos de Alan Morre e Dave Gibbons, a atração criada por Damon Lindelof (Lost) transporta elementos da mitologia dos gibis de 1986 para o mundo atual. E nós, do Boletim Nerd, tivemos acesso antecipado aos primeiros episódios do programa para contar o que você precisa sobre o lançamento de Watchmen!

Em “It’s Summer and We’re Running Out of Ice” e “Martial Feats of Comanche Horsemanship”, somos apresentados a Angela Abar (Regina King, de Se a Rua Beale Falasse), mulher forte que, em Tulsa, no estado de Oklahoma (EUA), exerce o papel de matriarcade Topher (Dylan Schombing, de Gigantosaurus) e Emma (Adelynn Spoon, de Tell Me Your Secrets), esposa de Cal (Yahya Abdul-Mateen II, de Aquaman) e de vigilante mascarada. Assim como a cidade, nossa protagonista esconde muitos segredos e um passado bastante trágico.

Na TV, Watchmen apresenta personagens totalmente inéditos. (Foto: HBO)

Acontece que, em 1921, Tulsa foi marcada pelo massacre de sua comunidade afro-americana, num ato terrorista de supremacistas brancos. Décadas depois, este grupo se proliferou, dando origem à chamada The Seventh Kalvary – cujos integrantes usam máscaras como as de Rorschach. O poder de fogo dos extremistas é tamanho que os policiais locais escondem seus rostos para proteger suas famílias e identidades. Deste modo, resta ao chefe de polícia Judd Crawford (Don Johnson, de Miami Vice) convocar a ajuda de vigilantes para equilibrar o conflito.

De ritmo cadenciado, o seriado somente acelera quando a trilha sonora sobe para acompanhar a heroína e não assume qualquer narrativa semelhante aos quadrinhos, concentrando-se nas tensões que tornam Tulsa um cenário perigoso. Deste modo, Angela começa a descobrir como a chacina dos anos 1920 está relacionada ao seu histórico ao seguir as provocações do misterioso Will Reeves (Louis Gossett Jr., de Raízes). Aparentemente, o veterano desempenha função importante para o desenrolar da história na televisão.

Nos 2 primeiros episódios, a série demonstra potencial para fazer bonito. (Foto: HBO)

Se mascarados inéditos como Looking Glass (Tim Blake Nelson, de E Aí, Meu Irmão, Cadê Você?) e Red Scare (Andrew Howard, de The Outpost) aparecem com frequência, os capítulos iniciais dão vislumbres do poderoso Dr. Manhattan e Adrian Veidt (Jeremy Irons, de Batman vs. Superman: A Origem da Justiça), vulgo Ozymandias – isto é, personagens originais da obra de Moore e Gibbons. Ficamos na expectativa para saber qual o peso de cada no final da trama!

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.