Um Espião Animal: animação acerta com criatividade e pacifismo

A história do cinema é marcada por animações sobre leões na savana africana, anedotas da vida de insetos, elefantes de circo que voam e até mesmo um simpático ratinho fãs de culinária, além de muitas outras fábulas de sucesso entre as crianças. Pensando no cenário urbano atual, a nova produção da 20th Century FOX aposta suas fichas num animal bem inusitado: o pombo! Lançado em 23 de janeiro, o divertido Um Espião Animal (Spies in Disguise, EUA, 2019) imagina como essa ave da cidade pode ser o disfarce perfeito para um agente secreto.

Inspirado no curta-metragem “Pigeon: Impossible”, o título apresenta Walter Beckett (Tom Holland, de Homem-Aranha: Volta ao Lar), um jovem criativo que, desde a infância, dedica suas invenções à proteção e soluções pacíficas de combate ao crime. Já adulto, o protagonista conhece o espião Lance Sterling (Will Smith, de Aladdin), que considera a violência uma ferramenta necessária para reprimir bandidos. Quando Walter é demitido da agência de espionagem H.T.U.V. e Lance incriminado de roubar uma tecnologia mortífera, resta aos dois uma inesperada parceria.

A obra apresenta arte caprichada na criação dos personagens. (Foto: FOX)

Quando o vilão cibernético Killian (Ben Mendelsohn, de The Outsider) copia o rosto de Lance para transgredir a lei, cabe ao charmoso personagem abandonar sua pose de galã para assumir a perspectiva de um pombo, graças a mais nova e desajeitada invenção concebida por Walter. Desenvolvida pela Blue Sky Studios, a animação dirigida por Troy Quane (Os Smurfs: Um Conto de Natal) e Nick Bruno (A Era do Gelo: O Big Bang) investe realmente na troca de papéis, colocando Walter no centro da ação e Lance em cenas engraçadas na vida de pombo.

Dublado por Lázaro Ramos e Taís Araujo na versão nacional, Um Espião Animal usa da simplicidade para cativar e fazer o público sorrir, além de ressaltar a importância de instrumentos não violentos na resolução de questões mundo afora.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.