The Outsider: adaptação de Stephen King leva suspense sobrenatural à HBO

Estreando no domingo (12/01), às 23h, na HBO, a série The Outsider leva ao canal por assinatura uma nova produção de alto nível de qualidade – como foram recentemente Watchmen e His Dark Materials –, na ausência de Game of Thrones (que teve sua última temporada encerrada em 2019). Composta por apenas 10 episódios de aproximadamente 1 hora de duração, a 1ª temporada da atração será exibida semanalmente, explorando uma trama de mistério sobrenatural inspirada no livro escrito por Stephen King (It: A Coisa e O Iluminado).

A narrativa se concentra nas investigações do assassinato de Frankie Peterson (Duncan E. Clark, de Mentes Sombrias), de 11 anos, encontrado morto nos bosques da Georgia, nos EUA. Tamanha tragédia nos apresenta aos protagonistas do seriado, isto é, o detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn, de Jogador Nº 1) e o treinador de beisebol Terry Maitland (Jason Bateman, de Arrested Development). O conflito consiste no fato de que há evidências de que Maitland esteve tanto na cena do crime quanto em outra cidade na mesma hora e local do ataque.

O detetive Ralph terá a ajuda de Holly Gibney, investigadora de outras obras de Stephen King. (Foto: HBO)

Deste modo, no episódio piloto, intitulado “Fish in a Barrel” – que nós assistimos antecipadamente a convite da HBO –, predomina a pergunta: como alguém pode estar em dois lugares diferentes ao mesmo tempo? É deste modo que a saga insere o elemento do sobrenatural, uma vez que, diante da impossibilidade da onipresença, o policial Ralph precisará buscar outras respostas para solucionar o caso. Ausência neste capítulo inicial, a investigadora particular Holly Gibney (Cynthia Erivo, de As Viúvas) deve assumir o lado paranormal dessa investigação.

A estreia do seriado é dirigida pelo próprio Jason Bateman e, nela, o destaque é o sentimento de apreensão constante em cada cena. Fazendo pouco uso de “jump scares” (aqueles sustos mais manjados), a produção imprime atmosfera que mistura medo, tensão e curiosidade pelo que vem a seguir graças à sua trilha sonora pesada e à ótima atuação de Ben Mendelsohn – que vive um tira que lida com a morte precoce do filho por uma doença fatal. Aliás, a morte e o luto são temas recorrentes no título, que aborda como as pessoas lidam com suas perdas.

Em suma, The Outsider demonstra potencial como nova adaptação digna do mestre do terror.

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.