Sem Remorso: thriller vai além do esperado

Carlos Bazela
Sem Remorso: thriller do Amazon Prime Video vai além do esperado

Depois de ler a sinopse e ver o trailer de Sem Remorso, thriller de ação disponível no Amazon Prime Video, o que se espera ao clicar em “assistir” é o talento já demonstrado por Michael B. Jordan (Pantera Negra) para o gênero em cenas cheias de adrenalina dentro uma premissa clichê. Mas, o filme, dirigido por Stefano Sollima (Sicário: Dia do Soldado), entrega bem mais do que isso.

Na trama, a equipe de John Kelly (Jordan) vai para Alepo, na Síria, para uma missão de resgate. A meta é trazer de volta uma pessoa importante para a CIA. Contudo, ao invés de encontrar um grupo separatista local, os fuzileiros acabam tendo que lutar contra dissidentes do exército russo. A missão bagunçada acaba tirando a vida de um deles e termina com um ataque aéreo que destrói todo o quarteirão de uma cidade já arrasada pela guerra.

Passam-se meses e Kelly está planejando se aposentar da linha de frente quando os integrantes de sua equipe começam a ser brutalmente assassinados. Uma sequência de misteriosos ataques chacinam sua esposa grávida e deixam o protagonista à beira da morte. Recuperado, o militar não vai parar até caçar todos os responsáveis.

Mais que uma vingança

Até aí, nada de novo. Afinal, a temática do homem de ação destemido sem nada a perder que parte para vingar a esposa já foi explorada de diversas formas em Hollywood. Mas, daí em diante é que a mão do escritor Tom Clancy, que assina o livro no qual Taylor Sheridan (Aqueles Que Me Desejam a Morte) e Will Staples (do jogo Call of Dutty: Modern Warfare 3) inspiraram o roteiro, faz peso. É quando Sem Remorso vira muito mais um thriller de espionagem do que um filme de ação descerebrado.

Com diversas reviravoltas, o longa muda de rumo em momentos cruciais e vai ficando cada vez mais carregado de críticas aos altos escalões do governo estadunidense, um assunto recorrente a Clancy, como podemos ver na série Jack Ryan, também disponível no Prime Vídeo.

O protagonista é o trunfo da história, por se mostrar extremamente inteligente, ao contrário dos soldados exalando testosterona que normalmente vemos em produções do gênero. Ponto também para o elenco, com atuações excelentes de Jodie Turner-Smith (Nightflyers), como a Capitã Karen Greer, Jamie Bell (Rocketman), no papel do agente Robert Ritter, e Guy Pierce (Homem de Ferro 3), que traz a classe e o ar de político esperados de alguém como o Secretário Clay.

Gamers vão curtir

O nome de Tom Clancy é velho conhecido dos gamers. Além dos livros, o escritor já fez diversas parcerias com desenvolvedoras, entregando histórias para franquias de jogos de ação, como Splinter Cell, Rainbow Six e Ghost Recon.

Aliás, a cena pós-créditos de Sem Remorso promete agradar em cheio os jogadores veteranos que já tiveram contato com os títulos acima. Além de mostrar que essa não foi a última aventura de John Kelly. Ou seria John Clark?

Next Post

Gundam Wing: o anime que consolidou a franquia no ocidente

Recentemente, os fãs de anime receberam a notícia de que a franquia de animes Gundam vai mesmo receber uma adaptação em live-action, que será produzida pela Netflix. Entretanto, muitos comentários no perfil norte-americano pediam que a trama adaptasse uma de suas séries paralelas: Mobile Suit Gundam Wing. O motivo é […]
Gundam Wing: o anime que consolidou a franquia no ocidente