Gundam Wing: o anime que consolidou a franquia no ocidente

Carlos Bazela
Gundam Wing: o anime que consolidou a franquia no ocidente

Recentemente, os fãs de anime receberam a notícia de que a franquia de animes Gundam vai mesmo receber uma adaptação em live-action, que será produzida pela Netflix. Entretanto, muitos comentários no perfil norte-americano pediam que a trama adaptasse uma de suas séries paralelas: Mobile Suit Gundam Wing.

O motivo é que o anime foi um dos poucos da franquia a serem exibidos pela TV de lá. Assim como no Brasil, sendo veiculado pelo Cartoon Network no início dos anos 2000. Hoje, a produção pode ser conferida, no idioma original e legendada, pelo Crunchyroll. Gundam Wing também foi o primeiro mangá publicado no Brasil pela Panini.

Na trama, a escassez de recursos na Terra leva à criação de colônias no espaço. Gigantescos satélites feitos com o objetivo de minerar meteoros e outros corpos celestes, refinando materiais para o planeta. Com a população do espaço aumentando e nosso mundo entrando em equilíbrio, surgem conceitos da unificação das nações por meio da Aliança da Esfera Terrestre Unida.

Entretanto, temendo que a Aliança se torne um enorme exército contra as colônias, Heero Yuy, representante das colônias e da família Peacecraft, regente do Reino de Sank, na Terra, cria a ideia do pacifismo universal, com todas as nações abdicando de suas armas. A resposta é o assassinato de Heero por meio de um atentado e a criação da OZ, que é justamente a força militar que ele tanto quis evitar.

A aliança, então, começa a pressionar o ingresso de outros países e o Reino de Sank é dissolvido, sem que ninguém saiba o paradeiro dos irmãos Relena e Miliardo, herdeiros do trono e do ideal pacifista de seu pai.

Cinco Gundams vingadores

A retaliação das colônias vem por meio da Operação Meteoro. Nela, cinco Gundams são enviados à Terra secretamente com o objetivo de pulverizar alvos estratégicos da OZ. Superiores em armamento e blindagem aos robôs, ou mobile suits, da Aliança, os mechas são pilotados por adolescentes que, de início não sabem da existência um do outro.

São eles Heero Yuy, que usa o mesmo nome do líder pacifista falecido com o Gundam Wing, único capaz de se transformar em uma espécie de jato e de voar dentro da atmosfera terrestre, Trowa Barton e o Gundam Heavy Arms, cujo arsenal lotado de mísseis e metralhadoras é equiparável ao de um pequeno exército; Chang Wufei e o Gundam Shenlong, em que a principal característica é o lança-chamas em forma de cabeça de dragão no braço direito; Duo Maxwell, no controle do Gundam Deathscythe, capaz de chegar despercebido no campo de batalha com seu bloqueador de sensores; e Quatre Raberba Winner, que pilota o ágil Gundam Sandrock, apoiado por mobile suits do Oriente Médio.

Em sua missão, os jovens precisam trabalhar infiltrados na alta sociedade local para desmantelar a OZ, mas Zechs Merquise, o homem mascarado que é o melhor soldado da organização, promete ser um desafio a altura. No caminho, eles também acabam se envolvendo com Relena Peacecraft, que deseja levar adiante o sonho pacifista de sua família e passam a questionar os rumos da missão que receberam. Mas, a situação com as colônias fica ainda mais complexa.

Boy band na pilotagem

Os personagens principais de Gundam Wing caíram no gosto do público norte-americano e de brasileiro. Afinal, já vínhamos de outros quintetos carismáticos dos animes, como Samurai Warriors, Sailor Moon e, claro, Os Cavaleiros do Zodíaco.

As batalhas épicas com uma animação de qualidade para a época e uma trilha sonora marcante são pontos que contribuíram para o sucesso da série, que teve 49 episódios e um OVA, chamado Endless Wallz, também disponível no Crunchyroll.

No mais, Gundam Wing é uma ótima produção para quem quer se familiarizar com a franquia, mas não quer cair de cabeça em toda a história prévia das séries que derivam da original, feita em 1979.

Next Post

Gundam SEED coloca amigos em lados opostos da guerra

Athrun Zala e Kira Yamato foram amigos de infância e, por questões da vida, acabaram se separando na adolescência. Se não fosse o espaço colonizado e as batalhas entre os enormes robôs chamados de mobile suits, a trama central de Mobile Suit Gundam SEED, anime que faz parte do catálogo […]
Gundam SEED coloca amigos em lados opostos da guerra