Maior encontro de criatividade da América Latina – que aconteceu de 26 de abril até 1º de maio na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro -, o Rio2C abriu a sua terceira edição abordando o mundo dos games e o das marcas em 27 painéis. Conectado com as tendências dos mais variados segmentos, o evento apostou no slow content e no consumo inteligente como bases temáticas, bem como no encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências e de fomento de ideias in loco.
Dessa forma, apesar das dificuldades enfrentadas pela indústria do entretenimento durante a pandemia, o Rio2C fechou a edição de 2022 com números positivos, após 6 dias de enorme oferta de conteúdo. As mais de 37 mil pessoas que passaram pela convenção tiveram acesso a 450 painéis ao todo, com a participação de mais de mil palestrantes nos 10 palcos com temáticas transversais, além de uma série de experiências imersivas envolvendo realidade virtual, games e música.
Na área de mercado, foram realizadas ainda 1.200 reuniões nas rodadas de negócios e 2.480 inscrições de projetos para pitchings – nos setores de música, inovação e audiovisual – com mais de mil empresas brasileiras e estrangeiras de 75 países. Outro resultado que chama a atenção é o volume de 15 terabytes de dados movimentados na rede de wi-fi do evento (downloads de fotos e vídeos, e tráfego de informações).
Games em destaque
Pela primeira vez o evento dedicou um dia inteiro aos jogos eletrônicos e sua convergência com a competição, música, conteúdo, estilo de vida, NFT, comunidade, diversidade, metaverso, bem como a discussões sobre ascensão social e o mercado brasileiro. Entre as personalidades reunidas, estiveram Nobru, Gaules e Playhard, mais bem-sucedidos nomes da indústria. Em entrevistas individuais, eles compartilharam suas trajetórias, desafios, conquistas na criação de conteúdo, bem com suas visões de negócio.
No painel “A função estratégica dos games nos grande festivais e na comunicação digital“, O CEO do Omelete, Pierre Mantovani, a apresentadora de games, Nyvi Estephan, o CEO do Rock in Rio, Luís Justo, e o CEO da Play9, João Pedro Paes Leme, falaram como a indústria dos games se consolidou como plataforma totalizante de diversas atividades e ícone da cultura globalizada, tornando-se indispensável para conexão com a geração Z.
Empresários e executivos do entretenimento – de mega festivais e de comunicação digital – comentaram sobre o papel do game como mainstream e a sua função estratégica para engajamento, online e offline.
Produções nacionais do Amazon Prime Video
No Brasil desde 2019, o Amazon Studios vem construindo narrativas brasileiras e universais, inclusivas e democráticas. Executivos, criativos e talentos apresentaram o conceito Home for Talent, com uma retrospectiva da presença do estúdio no país, revelando lançamentos de produções inéditas e experiências em pensar, criar e construir o novo pelo entretenimento, pela arte, pela equidade e inclusão.
numa das atrações mais concorridas, Malu Miranda, head de originais da Amazon Studios, ao lado de Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães, anunciou suas novas contratações: Fabiana Karla (atriz), Susana Garcia (diretora de Minha Mãe é uma Peça 3) e Adriana Falcão (roteirista de O Auto Da Compadecida). Também foram apresentados teasers das séries: “Cangaço Novo” (O2), “Amar é para os Fortes” (Pródigo), “Caravana das Drags” (Producing Partners) e “Novela” (Porta dos Fundos).
Com Xuxa e Ikaro Kadoshi, Caravana das Drags é um reality com competição de drags que passará por cidades de todas as regiões brasileiras. Já a série Novela será estrelada por Monica Iozzi e Miguel Falabella, mesclando os gêneros de fantasia e comédia. Amar é para os Fortes, vídeo álbum inspirado na obra de Marcelo D2, aborda as temáticas sociais, raciais, a luta por justiça e a resistência de famílias brasileiras. Por fim, a série Cangaço Novo une Aly Muritiba numa história de ação, que se passa no sertão da Paraíba.
A Amazon também aproveitou o palco do Rio2C para falar das segundas temporadas de Dom e Manhãs de Setembro. Protagonizada por Gabriel Leone, Dom teve 2ª temporada passando por locações na Amazônia, Uruguai e Espírito Santo. Já Manhãs de Setembro, protagonizada pela cantora e atriz Liniker, contará com novos personagens e nomes como Seu Jorge, Samantha Schmütz, Linn da Quebrada e Ney Matogrosso.
Conteúdos non-fiction na HBO MAX
A HBO Max aproveitou para destacar produções nacionais que estão a caminho da plataforma. Entre elas, estavam o reality show A Ponte: The Bridge Brasil, que terá apresentação do ator Murilo Rosa e 12 participantes convivendo numa cabana. Eles terão 20 dias para construir uma ponte de 300 metros e apenas um levará o prêmio de 500 mil reais. O elenco irá misturar anônimos e famosos como Pepita, Danielle Winitis, Fábio Beltrão, Suyane Moreira, Paola Santerini e Polly Marinho. Além disso, teremos uma nova temporada de Jornada Astral, comandado por Angélica.
A plataforma também confirmou a série documental Pacto Brutal: O Caso Daniella Perez para julho com 5 episódios, sendo dirigida por Tatiana Issa e Guto Barra e retratando o assassinato da filha da diretora Gloria Perez nos anos 1990, e PCC: O Poder Secreto, com lançamento para o final de maio, narrando a história de uma das maiores organizações criminosas do mundo. Verônica Villa, head de desenvolvimento de não ficção, comentou sobre o olhar particular da produção que conta a trajetória do Primeiro Comando da Capital.
Ano de Copa do Mundo
Uma Copa do Mundo reúne mais de 70 milhões de espectadores, com transmissão para 200 países e faturamento estimado de 10 bilhões de reais. Mas, por trás de todo grande espetáculo existem desafios e uma produção gigantesca que vai desde o lançamento de novas tecnologias à emoção humana na concepção do conteúdo. E ninguém melhor para contar essa história que Galvão Bueno, narrador que esteve presente nas principais conquistas do esporte nos últimos 41 anos! O veterano conversou sobre estrutura, equipe, logística, paixão, curiosidades e todos os bastidores da cobertura.
Em um painel com a narradora Renata Silveira e Renato Ribeiro, diretor do núcleo de esportes da TV Globo, foi anunciado em primeira mão que Silveira será a primeira mulher brasileira da história a narrar jogos da Copa do Mundo, começando no Qatar. Ela fará parte do time da Globo na TV aberta e, junto com o Galvão e outros membros da equipe esportiva, apresentarão ao vivo 56 dos 64 jogos do Mundial.
Já o SporTV, que detém os direitos na TV paga, exibirá todos os jogos da Copa no Catar, além de uma programação especial com debates e análises das partidas e seleções. Segundo Ribeiro, 80 profissionais serão enviados ao Catar para a cobertura. Na TV Globo, um programa diário no fim da noite mostrará tudo sobre a competição, com informação e diversão. Em sua última competição na Globo, Galvão será o responsável pela narração dos jogos do Brasil.
Para o Globoplay, o diretor anunciou uma novidade: Tiago Leifert retorna para fazer transmissões alternativas no streaming. Leifert irá narrar um jogo da Copa por dia na plataforma e o acesso ao conteúdo será liberado para não-assinantes. Com pré e pós-jogos, ele receberá convidados ligados ao esporte e ao entretenimento que serão divulgados até o início da competição.