Os Irmãos Willoughby é conto divertido sobre significado de família

Baseado na obra da escritora Lois Lowry, Os Irmãos Willoughby (The Willoughbys, EUA/Canadá/Reino Unido, 2020) é a nova aposta do departamento de animação da Netflix – que, recentemente, acertou com Klaus, produção indicada ao Oscar 2020. Dirigido por Kris Pearn (Tá Chovendo Hambúrguer 2), o filme conta a história de quatro irmãos que, diante do menosprezo dos pais, partem em jornada para conhecer o verdadeiro significado da família.

No roteiro adaptado pela dupla Pearn e Mark Stanleigh, Tim (Will Forte, de Uma Aventura Lego), Jane (interpretada pela cantora Alessia Cara) e os gêmeos Barnaby A e B (dublados por Seán Cullen, de Tá Chovendo Hambúrguer) são irmãos que vivem sob as opressões das figuras de Pai (Martin Short, de Meu Papai é Noel 3) e Mãe (Jane Krakowski, de Unbreakable Kimmy Schmidt), casal que apenas reclama e castiga suas crianças.

Tim, Jane e Barnaby A e B em Os Irmãos Willoughby
Os Irmãos Willoughby tem traços bonitos, coloridos e detalhados. (Foto: Netflix)

Mas, essa triste situação começa a mudar com uma forcinha do destino – ou melhor, do narrador, o Gato (Ricky Gervais, de O Primeiro Mentiroso). Figura de intervenções pontuais na narrativa, o felino coloca o quarteto diante do bebê Ruth (Brian Drummond, de Ninjago), iniciando uma aventura que lhes permite sair de casa e se livrar dos maus pais de uma vez por todas. Assim, os meninos devem resolver suas diferenças e encarar as ameaças do mundo.

Em uma 1h30 de duração, chama a atenção o humor extremamente ácido com o qual a produção vai descrevendo Pai e Mãe, vindos de uma linhagem muito tradicional, mas que pouco se importam com o que vão deixar para a nova geração. Paralelamente, vemos Tim, Jane e Barnaby A e B entre a algazarra da vida sem supervisão de parentes e a carência para encontrar uma nova casa, uma vez que crianças não deveriam viver desamparadas.

Maya Rudolph dubla a Babá
A Babá é um dos personagens com história mais comovente do longa. (Foto: Netflix)

Além dos protagonistas, donos de personalidades fortes e habilidades singulares, o título trabalha personagens-chave, como a Babá (Maya Rudolph, de The Good Place) e o Comandante Melanoff (Terry Crews, de Brooklyn Nine-Nine), que são indivíduos solitários, porém dispostos a abrir o coração para fazer o bem. E, sim, este é o ponto alto da trama. Sob muitas cores e piadas, a mensagem que Os Irmãos Willoughby é de que família é onde existe amor e cuidado.

Ou seja, vale a pena assistir ao longa especialmente em um momento como o atual!

Next Post

Crise nas Infinitas Terras: apocalipse do multiverso é clássico eterno

Se você assistiu ao crossover Crisis on Infinite Earths, deve saber que o encontro entre Arrow, The Flash, Supergirl, DC’s Legends of Tomorrow, Batwoman e Black Lightning foi inspirado na clássica história em quadrinhos homônima com roteiro de Marv Wolfman e ilustrações de George Pérez. Publicada entre 1985 e 1986, […]