O que Vingadores: Ultimato indica para o futuro da Marvel (com spoilers)

Responsável pelo fechamento das três fases da Marvel Studios nos cinemas, Vingadores: Ultimato (confira nossa crítica) presta um emocionante tributo aos Super-heróis mais Poderosos da Terra, porém, ao mesmo tempo esboça novidades para o futuro do Universo Cinematográfico Marvel.

Por isso, após assistir ao filme mais esperados do ano, vamos te ajudar a entender o que pode vir por aí ao destrinchar cada pista deixada por Avengers: Endgame (título original) em uma análise com spoilers.

Um novo Homem de Ferro?

Em dos momentos mais impactantes de todos os 22 títulos da Marvel, Tony Stark (Robert Downey Jr., de O Juiz) se sacrifica ao usar a Manopla do Infinito para apagar Thanos (Josh Brolin, de Deadpool 2), a Ordem Negra e seus exércitos da existência. Mas isso não significa que não veremos mais o Homem de Ferro nas telonas, pois existe a possibilidade de termos uma versão do vingador reluzente, ao menos.

Afinal, no velório de Stark, chama atenção a presença de Harley Keener (Ty Simpkins, de Sobrenatural: A Última Chave), introduzido em Homem de Ferro 3, como menino com a arma de batata que ajuda Tony em sua cruzada contra a IMA (Ideias Mecânicas Avançadas). Seria o rapaz o herdeiro da armadura?

De Homem de Ferro 3, o crescido ator Ty Simpkins retorna como Harley. (Foto: Marvel)

Em algumas cenas, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow, de Shakespeare Apaixonado) também utiliza um traje mecânico – que, nos quadrinhos, é chamado de Rescue (“Resgate”, em tradução). Entretanto, a atriz que interpreta a personagem já declarou que está concluindo sua participação no MCU, com apenas mais um possível filme para gravar.

Além disso, com o passar de 5 cincos em Vingadores: Ultimato, somos apresentados à garotinha Morgan (Lexi Rabe, de Godzilla II: Rei dos Monstros), filha de Stark com Pepper, que demonstra grande interesse pelos trabalhos do pai.

Certeza de que o legado de Tony Stark será levado adiante!

O próximo Capitão América

Depois de encarar o Titã Louco, Steve Rogers (Chris Evans, de Quarteto Fantástico) aproveita o recurso das viagens no tempo para devolver as Joias do Infinito para as suas respectivas épocas. Mas, a gente já sentia o Capitão América deslocado nos dias atuais após ter passado cerca de 70 anos congelado – e o próprio Sentinela da Liberdade manifesta seu descontentamento em alguns pontos.

Então, por não aproveitar a oportunidade para consertar outra “anomalia temporal”? Sim, o herói decide retornar para Peggy Carter (Hayley Atwell, de Christopher Robin: Um Reencontro Inesquecível) e ter o final feliz pelo qual torcemos!

Aposentadoria? Sim. No entanto, o líder dos Vingadores elege Sam Wilson (Anthony Mackie, de Altered Carbon) como seu sucessor, concedendo-lhe o icônico escudo de vibranium.

Como nas HQs, Sam Wilson será um novo Capitão América para novos tempos! (Foto: Marvel)

Como sabemos, o antigo Falcão se juntará ao Soldado Invernal Bucky Barnes (Sebastian Stan, de Perdido em Marte) na série Falcon & Winter Soldier, do serviço de streaming Disney+.

Gaviã Arqueira na mira?

É certo que, ao longo dos anos, Clint Barton (Jeremy Renner, de Guerra ao Terror) assume a identidade do implacável vigilante Ronin. Contudo, no começo do filme, o vemos treinando sua filha com arco e flecha.

Há rumores são uma possível série do Gavião Arqueiro. Será que acompanhado de sua filha? (Foto: Marvel)

Se no cinema a garota é chamada de Lila (Sophia Russo), o nome da Gaviã Arqueira nas HQs é Kate Elizabeth Bishop.

Coincidência? Acho que não.

Meu Loki tá vivo!

Em determinado momento, Tony Stark e o Homem-Formiga Scott Lang (Paul Rudd, de Amizades Improváveis) retornam para a Batalha de Nova York, em 2012, no intuito de recuperar o Tesseract usado pelo então vilão Loki (Tom Hiddleston, de The Night Manager).

Em Vingadores: Guerra Infinita, Loki prometeu que o sol brilharia novamente! (Foto: Marvel)

Porém, quando as coisas dão errado, o Deus da Trapaça não perde a chance de utilizar o cubo cósmico para desaparecer e deixar muitas dúvidas sobre sua sobrevivência na linha do tempo principal da Marvel.

Fato é que o anti-herói está confirmado para uma série solo no Disney+.

Os Asgardianos da Galáxia

Desde Thor: Ragnarok, já havíamos notado que o Deus do Trovão (Chris Hemsworth, de O Caçador e a Rainha do Gelo) tinha adotado uma vibe “Guardiões da Galáxia”. Em Vingadores: Ultimato, o herói que empunha o machado batizado de Rompe Tormentas assume o papel de alívio cômico, apresentando-se totalmente desleixado e fora de forma.

Mais próximo do núcleo cósmico da Marvel, Thor decide se juntar ao Senhor das Estrelas (Chris Pratt, de Jurassic World: Reino Ameaçado), Rocket Raccoon (Bradley Cooper, de Nasce Uma Estrela), Drax, o Destruidor (Dave Bautista, de Blade Runner 2049), Nebulosa (Karen Gillan, de Jumanji: Bem-Vindo à Selva) e Groot (Vin Diesel, de Velozes & Furiosos 8) à bordo da espaçonave Milano.

Há um trocadilho sobre “Asgardians of the Galaxy”, um título lançado em setembro de 2018 pela Marvel Comics, tendo Angela, Thunderstrike, Throg, Executor e Destruidor como protagonistas.

No Universo Cinematográfico Marvel, nenhuma referência é em vão! (Foto: Marvel)

Bem que Guardiões da Galáxia Vol. 3 poderia ser um crossover da franquia com Thor, né?!

SHIELD de volta

A presença de Nick Fury (Samuel L. Jackson, de Vidro) no velório do Homem de Ferro e no trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa indica que a SHIELD deve voltar a ter relevância sobre o universo Marvel.

Desfalcada de seus maiores defensores, a Terra precisará de toda proteção. (Foto: Sony)

Depois de duas invasões extraterrestres, não seria exagero apostarmos na criação da ESPADA (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena), que tem a Agente Brand e Mulher-Aranha entre sua formação nos gibis.

Novos Vingadores

Lideranças como Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch, de O Jogo da Imitação), Pantera Negra (Chadwick Boseman, de Marshall: Igualdade e Justiça) e Capitã Marvel (Brie Larson, de Loja de Unicórnios) demonstram toda sua força em Vingadores: Ultimato, assim como o Homem-Formiga e sua parceira, a Vespa (Evangeline Lilly, de Lost).

Os Vingadores devem retornar com muitas novidades entre suas fileiras! (Foto: Marvel)

Vingador nomeado por Stark, Peter Parker (Tom Holland, de Z: A Cidade Perdida) deve elevar sua importância no grupo, que pode ser acompanhado pelos veteranos Professor Hulk (Mark Ruffalo, de Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo) – versão aprimorada do Gigante Esmeralda, capaz de aliar a força do monstro à inteligência de Bruce Banner – e Máquina de Combate (Don Cheadle, de House of Lies).

Mas e o filme da Viúva Negra?

Uma das maiores baixas de Vingadores: Ultimato, Natasha Romanoff (Scarlett Johansson, de A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell) dá a vida para a obtenção da Joia da Alma. O que isso significa para o filme solo da Viúva Negra?

É muito provável que o longa (se confirmado) conte a história de origem da espiã, revelando detalhes daquela missão em Budapeste, sempre lembrada por Viúva Negra e Gavião Arqueiro.

Viúva Negra deixará saudades, mas devemos ter a chance de vê-la uma última vez. (Foto: Marvel)

Os nomes mais fortes para o elenco são: David Harbour (Stranger Things), Rachel Weisz (A Múmia), Florence Pugh (O Passageiro) e O-T Fagbenle (The Handmaid’s Tale).

Comentários
Henrique Almeida

Henrique Almeida

Jornalista formado pela FIAM e fundador do Boletim Nerd. Foi colaborador da Coluna Mundo Geek, da GloboNews, e foi palestrante na Campus Party Brasil. Realizou a cobertura da Comic Con Experience, Brasil Game Show e Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Comentários estão fechados.