Clint Barton: como o Gavião Arqueiro se torna Ronin

Entramos em abril e a ansiedade para assistir Vingadores: Ultimato já não cabe em boa parte dos habitantes da Terra. Aguardadíssimo, o quarto filme do supergrupo da Marvel chega no fim do mês com a missão de terminar a epopeia cinematográfica da Casa das Ideias, iniciada há dez anos, além de plantar as sementes para o que veremos futuramente.

Embora às vezes em um contexto diferente, os longas da Marvel Studios buscam levar elementos dos quadrinhos para as telonas, como nas mudanças de identidade de Máquina de Combate para Patriota de Ferro, em Homem de Ferro 3, e Capitão América para Nômade, em Vingadores: Guerra Infinita, Ultimato tem a troca de codinome do Gavião Arqueiro para Ronin, revelada no trailer abaixo:

Nos gibis, o personagem tem seu surgimento após os acontecimentos da Guerra Civil – que colocou Capitão América e Homem de Ferro um contra o outro –, quando Clint Barton adota o novo traje ao saber sobre a morte de Steve Rogers, às portas de seu julgamento, logo depois de se entregar para Stark no fim do conflito.

O nome “Ronin” já havia sido utilizado por Maya Lopez, a Echo, enquanto investigava o Samurai de Prata, em Wakanda, e foi cedido pela própria heroína para que Barton assumisse após resgatá-la, ao lado dos Novos Vingadores. Foi então que Barton resolveu aposentar o arco e flechas temporariamente para adotar a espada e o uniforme negro que cobria seu rosto integralmente.

Como Ronin, Clint Barton participa da saga de quadrinhos Invasão Secreta.

Além de refúgio para Echo e Gavião Arqueiro, a identidade de Ronin já foi incorporada por outros personagens nos HQs e permanece como recurso da Marvel para quando algum dos seus heróis precisa sumir de cena ou rever atitudes, geralmente com uma postura séria. O russo Alexei Shostakov, o Guardião Vermelho, e até Blade, o caçador de vampiros, usaram o nome, que também chegou a ser cogitado para o Demolidor.

Mas o que esperar de Clint Barton vestido de ninja no filme? Para encurtar, será o fim do Gavião bem-humorado, que muitas vezes fazia papel de alívio cômico. Nas imagens divulgadas, percebemos que o personagem de Jeremy Renner não mais sorri e ostenta uma tatuagem que cobre seu braço esquerdo, com símbolos orientais. O motivo da mudança pode ser o fato de ter perdido a esposa e os filhos com o estalar de dedos de Thanos, no longa anterior.

Afastado desde Capitão América: Guerra Civil, Barton exibe novo visual em Vingadores: Ultimato.

Será que a presença de Ronin Vingadores: Ultimato é só um easter egg? Ou uma referência ao filme da Viúva Negra? Essas teorias estão ganhando a rede e as respostas devem vir em 25 de abril.

Comentários
Carlos Bazela

Carlos Bazela

Jornalista e leitor compulsivo, gosta de cerveja, café e chá preto não necessariamente nessa ordem. Fã de boas histórias, principalmente daquelas contadas por meio de desenhos e balões.

Comentários estão fechados.