The Flash caracterizou-se pelo clima leve, jovem e divertido nos 23 capítulos iniciais. Esqueça tudo isso, por enquanto. No episódio “The Man Who Saved Central City”, o primeiro da segunda temporada, o público irá se deparar com um Barry Allen/The Flash (Grant Gustin, de Glee) pessimista, depressivo e tentando lidar com as consequências dos eventos de “Fast Enough” – em que os planos do antagonista do Eobard Thawne (Matt Letscher, de Ela) culminaram em um buraco negro (chamado de “singularidade”), que quase engoliu Central City.
Seis meses após estes acontecimentos, o protagonista passa a recusar qualquer ajuda de Cisco (Carlos Valdes, de Arrow) e Caitlin (Danielle Panabaker, de Instinto Secreto), embora a cidade considere o velocista um verdadeiro herói e até comemore o Flash Day. O comportamento de Barry é explicado pela culpa devido ao sumiço de Ronnie Raymond (Robbie Amell, de The Tomorrow People), recém-casado com Caitlin e parte de Nuclear, dado como uma das vítimas da tragédia.
À medida que se ocupa com casos de polícia com Joe (Jesse L. Martin, de Código de honra) e trabalha na reconstrução de comércios afetados pela singularidade, Barry é encontrado por um novo e poderoso meta-humano e mede forças com o malvado. Inicialmente, Flash perde para o superser e a equipe precisa se juntar mais uma vez, incluindo Iris West (Candice Patton, de The Game) e o Dr. Martin Stein (Victor Garber, de Alias:Codinome Perigo), cientista que, ao lado de Ronnie, forma o herói Nuclear.
As surpresas do episódio ficam para o final, quando Barry Allen descobre que o Dr. Harrison Wells (Tom Cavanagh, de Zé Colmeia: O Filme) lhe deixou os laboratórios S.T.A.R. e confessou o assassinato de sua mãe, Nora (Michelle Harrison, de Continuum). Com isso, Henry Allen (John Wesley Shipp, da série The Flash, dos anos 1990) é liberado da prisão de Iron Heights após cumprir 14 anos de sentença injusta.
Por fim, depois da referência feita na temporada anterior, surge Jay Garrick (Teddy Sears, de Masters of Sex), o Flash da Era de Ouro, afirmando que o mundo está correndo perigo. A ameaça é representada pelo misterioso Zoom/Zolomon Hunter (Tony Todd, de Chuck), vilão cuja participação acarretará na chegada do jovem Wally West (Keiynan Lonsdale, de Insurgente), isto é, o terceiro Flash.
Leia mais sobre The Flash.